domingo, 3 de março de 2013

Por Emanoel Cabral ( Musico da Banda Musical Saboeira )


A difusão do gosto musical em goiana granjeara-lhe o titulo de ''Milão Pernambucana'', porque dela se dizia,numa crônica coeva,que,''Passando-se por suas ruas,ouve-se daqui uma trompa,dali um baixo,adiante um piston,além um trombone,uma clarineta,uma flauta,um assobio,uma harmonia ou uma melodia qualquer,e não se vê nem sala nem corredor que não tenha na paredes,duas ou três ordens de gaiolas com passarinhos cantores e chilreadores''.
Rara a casa,de classe média para cima,que não dispunha do seu piano alemão,do seu bandolim ou do seu violino. (Machado,Teobaldo. As Insurreições Liberais em Goiana. Companhia Editora de Pernambuco-CEPE Recife,1990).
Segundo Valdemar de Oliveira [...] Goiana se distingue no terreno da cultura, da arte, toda ela um relicário – nas suas igrejas majestosas, nos seus cruzeiros de pedra, nos seus lavores de prata e ouro, nos seus arquivos musicais, nas suas entidades culturais, nas suas organizações artísticas, em todas essas coisas que dizem pensamento, cultura, inteligência, primado espiritual. Goiana é uma velha matrona coberta de jóias. Nos dias de festas, põe para fora as suas baixelas, os seus adereços, os seus títulos herdados – tem o que mostrar, tem de que se envaidecer. [...]
Goiana sempre se destacou não só por suas belezas naturais e urbanística mas também pelo gosto musical de sua gente, fico imaginando como era a minha goiana do século 19, a refinada cultura dos goianenses eclodindo nos quatro cantos da cidade, assim como descreve essa crônica acima.
Com certeza não foi por acaso que o imperador D. Pedro II veio visitar essa magnifica cidade que respirava musica,pois ele era um amante das artes. Mario de Andrade Situa o seguinte'' (...) o segundo Império foi talvez o período de maior brilho exterior da vida musical brasileira'' (Andrade,1980b,p.168). Se,por um lado,poucos trabalhos perduraram na memória musical brasileira,por outro, a produção foi intensa e constante, e,certamente,em uma retrospectiva da vida artística no brasil,não se encontra paixão tão entusiástica pela musica quanto no tempo de D.Pedro II. Essa arte foi transformada em verdadeiro material de consumo de primeira ordem pela audição,pelo estudo individual pela aquisição de partituras e de instrumentos, e ainda pela grande quantidade de eventos realizados. Como consequência desse efervescente período para musica, goiana era polo musical, Mario Santiago no de seus ''Elementos para a Historia da Sociedade Musical Curica'', registra o numero de 12 bandas,além da Curica e Saboeira. 
Portanto, Goiana sempre foi uma cidade diferenciada em relação as outras não só por causa da nossa localidade favorável e terra fértil mas por causa da nossa inclinação para as Artes, em especial a música,não é por acaso que exportamos vários músicos que são referências nacionais como os maestros Guedes Peixoto, Duda , Zuzinha e tantos outros, é um legado que não acaba e sempre continua.

Emanuel Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário