sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ademir Araújo Maestro


Aos 63 anos de idade, o músico, compositor, arranjador, regente e professor de música Ademir Souza Araújo tem o reconhecimento não só da sua geração, mas de todos aqueles que compõem a atual cena musical pernambucana. Compositor de talento, passeia por diversos ritmos e gêneros com muita desenvoltura. Dentre suas composições, é possível encontrar, além de frevos, maracatus, cirandas, caboclinhos, bumba-meu-boi e outros gêneros.
Músico autodidata, oriundo das bandas de música, o maestro Ademir Araújo, o Formiga, como também é conhecido, está para as Orquestras de Frevos e Bandas de Músicas assim como o Mestre Salustiano está para o maracatu e o cavalo marinho. O maestro utiliza com enorme destreza a linguagem dos instrumentos de sopros para solidificar a nossa forte cultura popular. A qualidade do seu trabalho pode ser conferida nas apresentações da Orquestra Popular do Recife, grupo onde sua obra musical se materializou mais intensamente.
O maestro Ademir Araújo iniciou sua atividade de músico profissional ainda muito jovem, atuando em diversos grupos e bandas de músicas de Pernambuco. Em 1962, junto com outros companheiros músicos, fundou a Banda Municipal do Recife, atuando inicialmente como saxofonista. Assumiu a direção da Banda Municipal em 1970, permanecendo como Regente Titular até o ano de 1977. Ao mesmo tempo, atuou com arranjador em diversas bandas do interior do Estado. Foi um dos idealizadores do extinto Projeto Espiral, base para criação do Centro de Criatividade Musical. Foi também regente da Banda Sinfônica Juvenil Pernambucana; idealizador e coordenador do “Curso Ambulante de Música” promovido em parceria com as agremiações carnavalescas de Pernambuco. Comandou a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (1984-1991), coordenou o Curso de Capacitação de Instrumentistas de Bandas e fez parte da comitiva brasileira que participou da XVII Festival de la Cultura Caríbeña em Santiago de Cuba.
É atualmente membro da Academia Pernambucana de Música, diretor da Federação das Bandas de Músicas do Estado de Pernambuco, regente da Banda Amigos da Cidade do Recife, arranjador da Banda da Cidade do Recife e diretor musical da Orquestra Popular do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário