quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Tenente Menezes suas caminhadas




O povo de Goiana merece respeito

É FRED 14, MINHA FAMILIA TODA VOTA EM FRED, EM JANEIRO VAMOS DEMITIR TODOS ESTES VAGABUNDOS, COMISSIONADOS E CONTRATADOS, NÃO VAI FICA NENHUM, GRAÇAS A DEUS. É FRED, É 14, APEREIIIAAAAA.
 https://www.facebook.com/politicagoianense/posts/279553495486674?notif_t=feed_comment_reply
 https://www.facebook.com/jorge.alcindo.1
Vagabundos porque , nao é meu caso isso foi inresponsavel e inracional , esse jorge alcinho mostra ser uma pessoa inracional nao é por ai , fazer politica emostrar propostas e nao atacar pais de familia que estao ali para dar sustento a suas familias , antes de postarem algo pense no que esta dizendo ...
 

Carlos Viegas Junior ( porta a porta bom tempo )



















sábado, 18 de agosto de 2012

TROPICANA É FREVO


Orquestra Tropicana Goiana - PE


Saboeira (banda de música)


Há duas versões para a origem do nome: a primeira diz que, como no início a banda não tinha fardamento próprio, os músicos tinham que lavar sua melhor roupa para se apresentar e por isso os adversários os chamavam de "saboeiros", referindo-se ao sabão com que lavavam as roupas. A segunda versão, talvez a mais aceitável, seria por causa da existência de um saboeiro (árvore cujo fruto quando friccionado produz espuma) junto à primeira sede da banda, surgindo então a corruptela Saboeira, nome pelo qual ficou conhecida.
Um dos acontecimentos mais marcantes da história da banda foi sua apresentação na visita do Imperador Pedro II à Goiana, em 1859.
A Saboeira é a segunda banda de música mais antiga de Pernambuco e esteve sempre ligada à sorte do Partido Liberal, tanto nos triunfos quanto nos fracassos.
Com a queda do prestígio dos velhos partidos imperiais e o advento da propaganda republicana, a banda deixou de ser importante para o Partido, sendo praticamente abandonada.
Em 1886, Francisco Tavares de Melo assumiu a direção da Saboeira, passando a mantê-la com seus próprios recursos e a ajuda de filiados do Partido Liberal.
Em outubro de 1908, um dos seus sócios mais relevantes, José Pinto de Abreu, resolveu organizar uma sociedade, mantida com a contribuição mensal de sócios, objetivando garantir a continuidade e a atividade regular da banda, criando então a Sociedade 12 de Outubro que ficou responsável pela manutenção da Saboeira.
De 1908 até 1930, a banda teve vários presidentes e na campanha da Aliança Liberal, durante a Revolução de 30, a Saboeira ficou sob a orientação do prefeito e chefe político Serafim Luiz Pessoa de Mello, que foi um dos seus grandes incentivadores.
Em 1939, foi construída uma nova sede para a banda, com a ajuda de diretores, associados, do então interventor federal de Pernambuco, Agamenon Magalhães e do ex-governador Barbosa Lima Sobrinho, entre outros.
A Saboeira participou de diversos concursos, tendo conquistado vários prêmios, entre os quais, o primeiro lugar em um concurso promovido pela Argus Industrial de São Paulo.
A rivalidade entre as duas bandas de música de Goiana, a Curica e a Saboeira sempre existiu e ainda é a mesma do passado, mas ambas são motivo de orgulho para o povo goianense e os pernambucanos.
Recife,  7 de abril de 2004.
(atualizado em 31 de agosto de 2009).
FONTES CONSULTADAS:
IRMÃO, José Pedro Damião. Tradicionais bandas de música. Recife: CEPE, 1970. 184p.
SILVA, Leonardo Dantas (Org.) Bandas musicais de Pernambuco: origens e repertório. Recife: Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria do Trabalho e Ação Social. Fundo de Amparo ao Trabalhador, 1998. 395p.
COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: GASPAR, Lúcia. Saboeira (banda de música). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/

domingo, 12 de agosto de 2012

São Lourenço ( Goiana- PE )

Conta alguns populares antigo da Povoação de São Lourenço , que São Lourenço quando tinha a antiga igreja hoje em ruinas , o Santo nao aceitava ficar lá porque ao lado tinha um cemiterio , em uma noite o Santo desapareceu e a população ficou revoltada , depois de varias buscas acharam o santo no meio de uma plantação de Bananeiras , passou uma semana e voltou a acontecer , depois começou a acontecer diariamente , a comunidade em uma noite ficou toda em alerta para saber quem era que estava levando o santo para a bananeira , e descobriram que era o proprio santo que ia pra la , o caso foi levado na epoca para o bispo onde mandou de imediato no lugar das bananeiras erguer uma nova igreja , ate a data o santo nunca mais mudou de lugar ....

São Lourenço , Goiana, PE

São Lourenço é um povoado de Goiana. Ali, a cada ano é celebrada uma procissão que lembra a maneira de como foi martirizado esse diácono no século segundo. Na localidade os jesuítas construíram uma igreja que foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco em 1994. A razão do tombamento está em ser a Igreja de são Lourenço o mais antigo templo erguido pelos jesuítas no Brasil, sendo a sua existência mencionada no ano de 1630, embora haja indícios dela já em 1555.
São Lourenço é um pedaço muito vivo da História de Pernambuco. O povoado de São Lourenço é formado por uma larga rua, quase uma praça. Está em chã, ou alto de uma colina de onde se pode vislumbrar o estuário do Rio Goiana,o Rio São Lourenço,  a Praia de Carne de Vaca e início do Território da Paraíba.
 Não muito distante de São Lourenço ocorreu o famoso episódio das Mulheres de Tejucupapo, um dos momentos da luta para a expulsar os holandeses da região que, à época pertencia à Capitania de Itamaracá.  São Lourenço é, também, o povoado onde ocorreram choque entre os aquilombados do Quilombo Catucá, liderados por Malunguinho. Malunguinho não foi apenas um, mas era o título que se dava aos líderes do negros que se aquilombaram nas matas que ficavam entre o Olinda e Igarassu, ou seja, as matas do Paulista.
Nos dias atuais, parte da população de São Lourenço depende bastante do manguezal que se forma no estuário dos rios Goiana, São Lourenço, e vive da cata de moluscos e crustáceos, sendo o caranguejo-uçá o mais cobiçado. Quando ocorre um diminuição na produção de caranguejos, muitos passam a trabalhar no corte da cana e ajudantes de pedreiros.
Como foi dito acima, anualmente, no mês de agosto, dia 10,  ocorre no povoado de São Lourenço a Procissão da Lenha, com os devotos carregando lenha, gravetos para formar uma grande fogueira, pois foi assim que, diz-nos a história, foi morto o diácono Lourenço no ano 225.  A fidelidade de São Lourenço, que era guardião dos bens da igreja, é comparável à fidelidade e a coragem dos moradores da região do antigo Quilombo de Catucá, agora mais conhecido como Quilombo de São Lourenço. A coragem de dar continuidade à vida que tem o povoado de São Lourenço é um patrimônio e monumento da História da Zona da Mata Norte
 Texto Escrito por: Professor Severino Vicente da Silva




























fonte:  http://biuvicente.com/programa/?p=275