sexta-feira, 30 de março de 2012

Procissão debom Jesus dos Passos 30 de março de 2012

Incrivel desafinação da Banda Musical Curica , passando na rua da Conceição so zoada de bombo um ou 2 trombone tocando em uma bancada de 8 trombone incrivel , sem escutar clarinete  , tuba e coisa de outro mundo aqui na banda que se diz a mais antiga da america latina , incrivel a procissão muito poucas pessoas , a banda tinha mais gente que a procissão , e de fazer pena as condições da Banda Musical Curica .

Semana Santa Na Igreja do Carmo em Goiana -PE





Lei da “Ficha Limpa” deve tirar Beto Gadelha da disputa pela vice-prefeitura de Goiana

Uma semana após ter sido considerada “constitucional” pelo Supremo Tribunal Federal, a Lei da “Ficha Limpa” já virou pelo avesso o quadro eleitoral na cidade de Goiana.
É que o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Beto Gadelha (PMN), que seria candidato a vice na chapa do petebista Frederico Gadelha, o “Fred da Caixa”, que lidera as pesquisas, tem uma condenação por um “órgão colegiado” e não vai poder ser candidato. A menos que recorra da decisão e ganhe a causa.
Ele era dono de uma banca de jogo de bicho, em Goiana, em 2000, quando foi candidato a prefeito. E foi acusado pelo Ministério Público de fazer uso dos talões com finalidade eleitoral.
Beto Gadelha, à época, era filiado ao PSDB e permitiu que seus funcionários colocassem no verso dos pules o número 45.
Em razão disso acabou tendo o mandato cassado por abuso de poder político e econômico
fonte : blog  Inaldo Sampaio

Capitão Zuzinha

Inúmeras composições de sucesso são de autoria dos mestres de Bandas: Dobrados, Marchas, Hinos e o Frevo, a música de Pernambuco, surgido nas Bandas e neleas permanecendo. Não existe frevo sem Banda, nem Banda sem frevo. Grandes Mestres do passado fizeram história. José Lourenço da Silva (Zuzinha), Francisco Guinga (Xiguinha), Petronilo Malaquias, Josafá Penaforte, Aureoi Cisneiros, Padre Chromácio, Leão etc. Do presente citamos com suas Bandas, o mais velho. Ullisses  de Sousa Lima, com 94 anos regendo com maestria, a 2ª Banda Cultura Musical, de Belo Jardim, e o mais jovem Ronaldo Luiz de Oliveira, com 28 anos regendo as Bandas 5 de Novembro (Revoltosa) e Estrela da Manhã (Assembléia de Deus), ambas de Nazaré da Mata.

Capiba

O mestre de Banda é a viga mestre da corporação, não somente é maestro, mas, professor, conselheiro, compositor e pai. Tem a virtude de ensinar para as crianças e adultos, alguns além do ensino ajuda materialmente devido a carência financeira, muitos se tornam grandes músicos. Este Mestre com sua divina missão agrega pessoas das mais variadas classes, numerosos chegam a reger ao mesmo tempo duas Bandas de Música em mais de uma localidade. Este personagem juntamente com as Bandas parecem esquecidos.  Desperta Pernambuco, valoriza tua cultura e teu povo.

Chiquinha Gonzaga

As Bandas de Música são escolas técnicas dando a profissão de músico para seus alunos. Educa, disciplina e escultura o povo, são parte integrante das comunidades interioranas, objetos de história social. Vários nomes lhes definem a importância, garbo, afinação, etc. Espanta Gato, Esquenta Mulher, Quebra Resguardo, Furiosa etc. Em Pernambuco existem atualmente 183 Bandas de música com 21 centenárias e dentre estas quatro sesquicentenárias (com mais de 150 anos) tocando ainda em suas comunidades. Destaque para as Bandas Curica, 1848 e Saboeira, 1849, ambas de Goiana, as mais antigas em funcionamento do Brasil. Goiana no século 19 e 20 foi considerada a “Milão Pernambucana” devido sua grande produção musical. É um fato inédito um estado possuir tão grande número de Bandas centenárias.

Carlos Gomes

Comemorou-se em 11 de Julho o Dia do Mestre de Banda e a Semana da Banda de Música, em razão de nesta data ter nascido Carlos Gomes, compositor brasileiro oriundo de Banda. As Bandas de Músicas são os conservatórios musicais das cidades interioranas e suas orquestras sinfônicas. Grandes compositores iniciaram numa Banda (Giusepi Verdi, compositor italiano. Brasileiros citamos três: Zequinha de Abreu, Capiba e Chiquinha Gonzaga, esta a primeira mulher a reger uma Banda militar e a compor a primeira marcha oficial do carnaval brasileiro.) “O Abre Alas” foi considerado o maior vulto musical feminino de continente americano. Se não fossem as Bandas teriam este brilho e produção musical?

dia 1° de abril


mensagem


quarta-feira, 28 de março de 2012

Guarda Municipal do Rio de Janeiro


A Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi criada em novembro de 1993, com 19 músicos provenientes da antiga Banda Civil da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje com 60 integrantes (entre eles nove mulheres), a Banda é a maior frente cultural da GM-Rio, estando sempre presente nos mais variados eventos na cidade e até em outros municípios. Com o objetivo de resgatar valores culturais brasileiros em shows gratuitos que visam devolver a musicalidade a praças, parques, coretos e outros pontos públicos do Rio, o comando da GM-Rio lançou, em setembro de 2000, o programa “Banda na Praça”.

Banda na Praça - Em nove anos de existência, o programa “Banda na Praça” contabiliza mais de 200 apresentações em dezenas de praças, atendendo a diversos bairros, como São Cristóvão, Tijuca, Vila Isabel, Praça Seca, Madureira, Méier, Vila Valqueire, Penha, Bangu, Irajá, Bangu, Campo Grande, Realengo, Ilha do Governador, Flamengo, Laranjeiras, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Centro e Barra da Tijuca. O repertório vai de chorinho a forró, passando pelo tradicional samba carioca e pela MPB.

Apresentações - No currículo da Banda, há apresentações em desfiles militares, escolas, igrejas, hospitais, praças públicas, solenidades oficiais da Prefeitura do Rio, além de recepções a governantes estrangeiros e concertos, como os da Sala Cecília Meirelles, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal e Forte Copacabana. Tendo à frente o maestro Bruno Rodrigues, auxiliado pelos mestre Ricardo Agassis, a Banda da Guarda Municipal faz em média 15 apresentações por mês.

terça-feira, 27 de março de 2012

Timbaúba e cidades vizinha recebem o projeto Cultura Livre nas Feiras


A ação desenvolvida pela Secult-PE, através da Fundarpe, ganha ainda mais amplitude


Como parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult-PE), através da Fundarpe, no período de 26 de março a 1º de abril, o projeto Cultura Livre nas Feiras aporta na Mata Norte do estado. Goiana, Aliança, Timbaúba e Nazaré da Mata sediam o projeto pela primeira vez neste sábado, dia 24, a partir das 8h. Já Tracunhaém recebe o Cultura Livre nas Feiras no domingo, 25, também a partir das 8h.

Sucesso absoluto onde tem sido levado, o projeto já esteve em 20 cidades. Até o final deste semestre chegará a outros 30 municípios. “Além de movimentar a economia local, a ação da Fundarpe trouxe diversão para turistas e moradores nativos”, elogia o radialista e blogueiro de Gravatá, Durval Buarque, o Matuto. Neste sábado, o Cultura Livre nas Feiras volta a ser apresentado naquela cidade, no mercado público (antigo mercado de charque), a partir das 9h30.

Desenvolvido pela Secult-PE, através da Fundarpe, o projeto ainda estará neste final, pela primeira vez, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Retorna também aos municípios de Limoeiro, Petrolina, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada. 

“O projeto está praticamente consolidado, graças à aceitação do público e a parceria com as prefeituras, o que tem garantido o resgate dos artistas populares que se apresentam nas feiras livres”, ressalta Alexandre Sena, coordenador da ação.

Da programação prevista para este sábado, domingo e segunda-feira, constam música, teatro, manifestações folclóricas como coco, mamulengo e maracatu, repentistas e forrozeiros, entre outras atrações. Em Petrolina, por sinal, a fotografia estará presente na mostra “A Ilha do Rodeadouro”. Um dos principais pontos turísticos do município, a ilha, que fica em pleno Rio São Francisco, foi fotografada pelo Grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, tendo à frente o fotógrafo Marcos Ramos.

Confira a seguir a programação do Cultura Livre nas Feiras para os dias 24, 25 e 26 deste mês. 

Serviço:
Sábado, 24/03
CABO DE SANTO AGOSTINHO - MERCADÃO DO CABO
08H00   Mateus e Catirina
09H00   Mamulengo Magote de Brincantes
10H00   Luciano Barros e Tempero Nordestino
11H00   Zequinha dos 8 Baixos

GRAVATÁ - MERCADO PÚBLICO (ANTIGO MERCADO DE CHARQUE)09H30   Manasés do Sax
11H00   Galego da Tapera
12H30   Simone Melo e banda

LIMOEIRO - PÁTIO DA FEIRA EM FRENTE AO MERCADO PÚBLICO08H00   Xiquita Maluca
09H30   Coco de Zé de Teté
11H00   Os Coroas do Forró

TORITAMA - FEIRA LIVRE08H00   Cururu
09H30   Trio Asa Branca
11H00   Mané vai a feira

ALIANÇA - FEIRA LIVRE08H00   Aproarte
09H00   Cajú e Canário
10H00   Pernambucarte

GOIANA - FEIRA LIVRE08H00   Coco de roda
09H00   Movimento Silencio Interrompido
10H00   Banda Macumbá
11H00   Santos de Casa

TIMBAÚBA - FEIRA LIVRE08H00   Barra Mansa e Caetano da Ingazeira
09H00   Repentistas Tindara e Antonio Paraibano
10H00   Raminho Sanfoneiro
10H00   Cia de Dança Estrelas do forró
11H00   Ciranda Nova Beija-Flor

NAZARÉ DA MATA - FEIRA LIVRE08H00   Coco Canavial do Walmir e Mestre Bió
09H00   Ciranda Popular
10H00   Chinelo Dela

PETROLINA - FEIRA DO COHAB/MASSANGANO09H00   Cordelista Antonio Beradeiro
09H00   Mostra fotográfica "A Ilha do Rodeadouro" - Grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco

Domingo, 25/03
TRACUNHAÉM - FEIRA LIVRE08:00   Mamulengo Americano
09:00   Maracatu Leão Misterioso
10:00   Mestre Ruck e Ciranda do Balanço
11:00        Mano de Baê e Cia

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - FEIRA LIVRE
07H30   Fogoio do Oito baixos
09H00   Vira Copos
10H30   Sinezio da Magana
12H00   Fabio Xavier

Segunda, 26/03
SERRA TALHADA – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO/PÁTIO DA FEIRA LIVRE
08H00   Jogos Teatrais com Kanira Gaya
09H00   Repentistas Cícero de Souza e Daniel Enésio
10H00   Ivo Oliveira

CUSTÓDIA - FEIRA DE ANIMAIS/PARQUE DE EXPOSIÇÕES
08H00      Cordelista Luciene
09H00   Grupo de Danças Luar do Sertão
10H00   Orlando do Acordeon e Trio Pé-de-Serra

Fonte : TIMBAUBA AGORA

Filarmonica 28 de Junho ( programa )


Congresso


cont nação pernambuco programação




festival nação pernambuco programação















Banda de Musica da guarda municipal de Goiania ( Goiais )

A Banda da Guarda Municipal da Guarda Municipal de Goiânia foi criada em outubro de 2006, com 20 músicos provenientes do concurso para guarda municipal . Hoje com 30 integrantes (entre eles sete mulheres), a Banda é a maior frente cultural da GM-Goiânia, estando sempre presente nos mais variados eventos na cidade e até em outros municípios. Com o objetivo de resgatar valores culturais brasileiros em shows gratuitos que visam devolver a musicalidade a praças, parques, coretos e outros pontos públicos de Goiânia.

capa


ze marmita ( partituras )


vem chegando a madrugada ( Partituras )