sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROJETO DAS BANDAS DE MÚSICA DAS MINAS GERAIS


Desde muito tempo, notamos a necessidade de alguns contatos com nossas co-irmãs, essas outras centenas de Bandas de Música de Minas Gerais. Mas, como fazê-los ? Encontramos mil e uma dificuldades. Até para um simples comunicado. Não temos, por exemplo, nem uma lista de endereços de nossos colegas. O pequeno intercâmbio de hoje, quando existe, se restringe a grupos de um mesmo município ou, quando muito, vizinhos a ele.
Segundo a Diretoria de Pesquisa e Informação Cultural e Divulgação, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, Minas Gerais tem hoje, aproximadamente 700 Bandas de Música, distribuídas entre seus 853 municípios.
Entretanto, quantos maestros temos ? E quantos professores, regentes, músicos, escolas de Banda de Música ? Quantos estudantes, futuros substitutos dos nossos atuais mestres, freqüentam essas escolas ? Ter essas respostas é quase impossível. Serão necessárias horas e horas de pesquisas em trabalho manual, pasta por pasta, nos diversos fichários da Secretaria de Estado da Cultura.
Daí, nos ter vindo a idéia:  Por que não criarmos uma “cooperativa musical” ?  Um lugar comum, de acesso fácil e abrangente, onde cada Banda possa “depositar” a sua colaboração – no caso, artística – e possa usufruir do trabalho/arte de toda a nossa comunidade musical ? Realmente, uma “cooperativa”, por que não?
Com a tecnologia de hoje, seria muito importante, viável e, relativamente fácil, mecanizar em meios eletrônicos o sistema atual.
Criando-se um Banco de Dados, cada Banda de Música terá um espaço – o seu espaço – onde colocar os seus dados e o seu trabalho (fotos, nome, endereço, história, Diretoria, Músicos, repertório, programações, horários, contatos, etc.). E terá, certamente, mais facilidades em conhecer – e trocar experiências – com os demais colegas, mesmo distantes.
É desnecessário lembrar que essas nossas 700 Bandas de Música se destacam entre os valores culturais e artísticos do povo mineiro. Estaremos criando um grande pesqueiro, capaz de resgatar muitos “peixes-vivos” escondidos. Acreditamos que por estas terras mineiras ainda há muitas e muitas pedras preciosas. Por exemplo, muita música do barroco mineiro. Muitos músicos esquecidos, anônimos, humildes, perdidos pelos vários municípios destas gerais. Muitas partituras “guardadas” nas gavetas da velha escrivaninha.
O nosso projeto promete reativar as aventuras daqueles bandeirantes que por estas terras mineiras chegaram nos finais do século XVII. Em busca de esmeraldas, ouro e outras pedras preciosas. Por que não a nossa arte musical ?
Estaremos, portanto, renovando os velhos garimpos, agora eletrônicos, para os “internautas músicos” do mundo inteiro. Além de facilitar a pesquisa e o resgate da música mineira, será uma bela oportunidade para recebermos novos “passageiros” e nós mesmos  viajarmos, mineiramente, e agora com música, nos mais modernos “trens” da tecnologia eletrônica.

O projeto tem como principais objetivos:

  • Divulgar as Bandas de Música Tradicionais Mineiras;
  • Colaborar com o Acervo Musical Mineiro;
  • Facilitar o Intercâmbio e Integração entre essas nossas Bandas;
  • Auxiliar o regaste do Patrimônio Musical;
  • Criar Novas Oportunidades para os Músicos Mineiros, principalmente do Interior;
  • Permitir o aparecimento de Artistas/Músicos desconhecidos do grande Público Premiando, tirando do Anonimato, muitos Músicos Mineiros “escondidos”;
  • Ampliar o espaço para Divulgação dos Trabalhos;
  • Divulgar as Bandas e Melhorar a Programação de Encontros Musicais;
  • Permitir maior Agilidade na Distribuição de Partituras e Repertórios, etc;
  • Incentivar a Formação de Novas Bandas;
  • Mostrar esse novo Multiplicador da nossa Arte Popular.

Proponente do Projeto

Projeto apresentado à Secretaria de Estado de Cultura pela Banda de Música Santa Cecília de São Gonçalo do Rio Abaixo, com o apoio da Prefeitura Municipal do município de  São Gonçalo.
Aprovado o Projeto, coube à DEJORE, a responsabilidade pela produção do Portal das Bandas de Música das Minas Gerais (Lá pelas Bandas de Minas).
A implantação Oficial do Portal foi no dia 17 de Outubro de 2010, durante o Encontro de Bandas na Praça da Liberdade (BH/MG) com o apoio do SESC/MG.

Contato

Corporação de Música de São Gonçalo do Rio Abaixo
Praça da Matriz, 15 – Centro – CEP.: 35.935-000
São Gonçalo do Rio Abaixo – Minas Gerais
Presidente: José Carlos dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário