domingo, 12 de agosto de 2012

São Lourenço , Goiana, PE

São Lourenço é um povoado de Goiana. Ali, a cada ano é celebrada uma procissão que lembra a maneira de como foi martirizado esse diácono no século segundo. Na localidade os jesuítas construíram uma igreja que foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Pernambuco em 1994. A razão do tombamento está em ser a Igreja de são Lourenço o mais antigo templo erguido pelos jesuítas no Brasil, sendo a sua existência mencionada no ano de 1630, embora haja indícios dela já em 1555.
São Lourenço é um pedaço muito vivo da História de Pernambuco. O povoado de São Lourenço é formado por uma larga rua, quase uma praça. Está em chã, ou alto de uma colina de onde se pode vislumbrar o estuário do Rio Goiana,o Rio São Lourenço,  a Praia de Carne de Vaca e início do Território da Paraíba.
 Não muito distante de São Lourenço ocorreu o famoso episódio das Mulheres de Tejucupapo, um dos momentos da luta para a expulsar os holandeses da região que, à época pertencia à Capitania de Itamaracá.  São Lourenço é, também, o povoado onde ocorreram choque entre os aquilombados do Quilombo Catucá, liderados por Malunguinho. Malunguinho não foi apenas um, mas era o título que se dava aos líderes do negros que se aquilombaram nas matas que ficavam entre o Olinda e Igarassu, ou seja, as matas do Paulista.
Nos dias atuais, parte da população de São Lourenço depende bastante do manguezal que se forma no estuário dos rios Goiana, São Lourenço, e vive da cata de moluscos e crustáceos, sendo o caranguejo-uçá o mais cobiçado. Quando ocorre um diminuição na produção de caranguejos, muitos passam a trabalhar no corte da cana e ajudantes de pedreiros.
Como foi dito acima, anualmente, no mês de agosto, dia 10,  ocorre no povoado de São Lourenço a Procissão da Lenha, com os devotos carregando lenha, gravetos para formar uma grande fogueira, pois foi assim que, diz-nos a história, foi morto o diácono Lourenço no ano 225.  A fidelidade de São Lourenço, que era guardião dos bens da igreja, é comparável à fidelidade e a coragem dos moradores da região do antigo Quilombo de Catucá, agora mais conhecido como Quilombo de São Lourenço. A coragem de dar continuidade à vida que tem o povoado de São Lourenço é um patrimônio e monumento da História da Zona da Mata Norte
 Texto Escrito por: Professor Severino Vicente da Silva




























fonte:  http://biuvicente.com/programa/?p=275

Nenhum comentário:

Postar um comentário