quinta-feira, 28 de junho de 2012

Curiosidade da Euterpe - Banda Nossa Senhora do Bom Sucesso, a origem Autor: Altair Fernandes

Ainda pela série "Curiosidades da Euterpe", retornamos ao assunto referente à data de fundação da Corporação Musical Euterpe de Pindamo-nhangaba, tema de nossa editoria de história na edição de 27/8/2010, quando destacamos a comemoração do 1º Centenário da banda que deve ser considerada a mais antiga do Brasil.
Em um exemplar da extinta Folha do Norte (edição de 16/8/1925) encontramos um importante histórico da Euterpe em matéria também alusiva à comemoração de seu 1º Centenário de existência, o qual transcrevemos com  as oportunas observações de nossa parte:
Aos 22 dias do mês de agosto do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1825, nesta Vila Real de Pindamo-nhangaba, na residência  do professor Joaquim Gomes de Araujo, estando presentes o vigário, padre João Crisósto-mo e os músicos João Batista de Oliveira (vulgo João Pimenta), Gregório José L. Nazianzeno, Antonio de Paula Silva Campos, Tristão da Costa Rezende, Manuel de Godoy e Silva, José Benedito Pires e  Antonio Pedro Cortez.
O professor Joaquim Gomes declarou que o fim da presente reunião era para tratar-se da organização de uma banda de música nesta Vila Real de Pindamonhangaba .
Assim,  ficou fundada a primeira banda de música sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, banda esta que funcionou regularmente. Em 1840, assumiu a direção da mesma o senhor João Baptista de Oliveira. Em 1848, foi ela aumentada com os seguintes músicos: João Pimenta (Diretor e Mestre da Capela), Benedicto Gomes (rabeca), Antonio Paula (pistom), Flávio (trombone), Antonio Joaquim de Nhá Freira (trombone), Anastácio Vasques (trombone), José Maria Leite (clarinete), Rodri-go Paula Silva Campos (clarinete), Luiz Barcellos (bum-bo), Raphael de Souza (pratos), João Homem (cantor), Theodoro Vieira (cantor), Jeremias Gomes de Araújo (cantor), João Pimenta (cantor). Assim funcionou essa corporação até 1876,ano esse em que faleceu o seu diretor João Pimenta. Tomou então a direção o Sr. Capitão Bene-dicto Gomes de Araújo e pouco mais tarde teve na regência o Sr. João Gomes de Araújo. Faziam parte da banda os senhores: Belisário de Moura, Claudino Rezende, Paulo da Silva Campos, Thomaz Gomes de Araujo,  João Maria Pires, Matheus da Silva Araújo, Rodrigo da Silva Araujo, Chiquinho do José Pedro, Fernando de Oliveira Vasques, Benedicto de Tal (bombeiro) e Américo de Faria (trombone))
Em 8 de abril de 1885, tomou o nome de Clube Musical "João Gomes", denominação esta em homenagem ao distinto maestro pindamo-nhangabense que nessa época andava em Milão.
Em 11 de janeiro de 1889, retirou-se da corporação o capitão Benedito Gomes de Araujo, e  continuando somente como mestre da capela.
Em 29 e março de 1896, por iniciativa do reverendís-simo padre Miguel Marcon-des do Amaral, foi dado o título de Clube Euterpe à referida banda, ficando  como diretor o reverendíssimo padre Miguel Marcondes e como regente o senhor João Maria Pires.
Também dirigiu por algum tempo a "Banda Euterpe", o senhor Athayde Marcondes.
Foram eleitos para diretores: Em 29 de abril de 1899, o Sr. Américo José de Faria; em 1903, o Sr, José Antonio Ferreira César e, em 1907, o Sr. Aristóbulo Pires. Desde 1899, vem sendo regente o Sr, João Antonio Romão."
Considerando o histórico
Infelizmente, não é citada a fonte deste histórico no mencionado artigo da extinta Folha do Norte. Ainda assim, trata-se importante material para pesquisa sobre a Corpo-ração Musical Euterpe no intuito de conside-rá-la de fato e de direito a mais antiga banda musical do Brasil. Título que de forma equivocada se dá a uma banda denominada Sociedade Musical Curica, da cidade de Goiana, estado do Pernam-buco, que surgiu em 1848 (Fonte: GASPAR, Lúcia. Bandas de música. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov. br>).
Na diferença de datas de fundação, há de se considerar uma expressiva diferença de 23 anos a favor da Euterpe, a 'briosa' de Pindamonhangaba, fundada em 1825.  
Em breve avaliação referente ao histórico apresentado, destacamos alguns pontos, os quais sublinhamos no texto, que consideramos de extrema importância:
Fundador e fundadores da Euterpe
O primeiro ponto esclare-cedor refere-se ao professor  Joaquim Gomes de Araújo, avô do maestro e compositor João Gomes de Araújo. Pelo que consta no histórico da Folha do Norte, a reunião de criação da banda foi em sua residência, sugerindo que o mesmo exercia a liderança, portanto, o principal entre os fundadores, considerando que todos aqueles que estiveram presentes na histórica reunião devem ser lembrados como os fundadores da Euter-pe, relação que se encontra incluído o músico João Baptista de Oliveira, o 'João Pimenta'.
Denominações da banda
Banda Nossa Senhora do Bom Sucesso foi a denominação de origem, até que em 8 de abril de 1885, recebeu o nome de Clube Musical "João Gomes", em homenagem ao fabuloso músico pindamonhangabense, que na época encontrava-se em Milão, Itália, onde  suas óperas faziam sucesso no Teatro Dal Verme. Passados 21 anos, no dia 29 de março de 1896, numa iniciativa do padre Miguel Marcondes do Amaral, a já histórica corporação musical passou a se chamar Clube Musical "Euterpe", homenageando a musa da música e da poesia lírica. Denominação que mantém há mais de um século. 

Fonte Pesquisa :  http://www.tribunadonorte.net/noticias.asp?cod=4&edi=181

Nenhum comentário:

Postar um comentário