quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carlos Viégas Jr. aponta soluções para segurança em Goiana



O vereador Carlos Viégas Júnior fez um pronunciamento apontando algumas medidas para a melhoria da segurança pública no município, durante sessão ordinária do dia 24 de maio, realizada na Câmara Municipal de Goiana.
Segundo o parlamentar existe uma sensação de insegurança muito grande em todo o município, sobretudo nos distritos. “Se muitas pessoas reclamam dos assaltos aqui na sede de Goiana, nos distritos a situação é ainda pior”.
Viégas relatou algumas denúncias de empresários e populares dos distritos goianenses. A mais grave é referente aos constantes assaltos praticados por uma quadrilha recém-instalada na comunidade das Malvinas, em Ponta de Pedras.
“É preciso que goiana tenha uma Companhia Independente de Polícia Militar. Dessa forma teríamos um maior efetivo realizando o policiamento ostensivo. Pois, o que tenho ouvido dos moradores de Ponta de Pedras é que apenas três policiais fazem a segurança em todo o distrito”, disse.
O vereador ainda apontou a necessidade de um trabalho de inteligência mais próximo da comunidade. “Se empresários e populares dizem ter o conhecimento de onde estão instalados esses assaltantes, é preciso que a polícia investigue para ver se essa suspeita tem ou não procedência”.
Viégas ainda se mostrou preocupado com o crescente número de roubos de animais nos distritos. O parlamentar possui uma notável atuação no tocante a segurança pública, uma vez que já apresentou diversos requerimentos e indicações abordando esta área, entre eles o mais emblemático é requerimento em que pede ao governo estadual a criação de uma Companhia Independente de Polícia Militar para Goiana.
Por Felipe Andrade
(Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Goiana)

Velha Fofoqueira

O promotor de justiça chama sua primeira testemunha , uma velhinha de idade bem avançada. Para começar a constituir uma linha de argumentação, o promotor pergunta para a velhinha:
Dona Genoveva, a Senhora me conhece, sabe quem eu sou e o que faço?
Claro que conheço, Paulinho! Eu o conheci bebê. E, francamente você me decepcionou. Você mente, você trai sua mulher, você manipula as pessoas, você espalha boatos e adora fofocas. Você acha que é influente e respeitado na cidade, quando na realidade você é apenas um coitado. Ah, se eu te conheço! Claro que te conheço!
O promotor fica pedrificado,incapaz de acreditar no que estava ouvindo.
Ele fica mudo, olhando para o Juiz e para os jurados. Sem saber o que fazer, ele aponta para o advogado de defesa e pergunta à velhinha:
E o advogado de defesa , a senhora o conhece?
A   velhinha responde imediatamente:
O Pedrinho? É claro que eu o conheço! criancinha. Eu cuidava dele para a Mariana, a mãe dele.E ele também me decepcionou. É preguiçoso , falso puritano, alcoolatra e sempre quer dar lição demoral nos outros sem ter nemhuma para ele. Ele não tem nemhum amigo e ainda conseguiu perder quase todos os processos em que atuou.
Nesse Momento, o Juiz pede que a senhora fique em silêncio,chama o promotor e o advogado perto dele ,se debruça na bancada e fala baixinho aos dois: Se algum de vocês perguntar a esta velhinha seela me conhece, vou sair dessa sala preso! Fui claro?!?!?

Retirado do livro A morte do Nosso Capibaribe . Autor : Salvandy Tavares Mendes de Souza . pagina 54 livro de numero 17°.













quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aluizio Lessa

Goiana deverá ser informado a 4 anos consecutivos a Orquestra de Frevo tropicana vem cobrindo o baile Municipal nesse ano de 2012 a Orquestra Tropicana sera impedida de fazer o baile municipal pois o principal patrocinador  será o prefeituravel Aluizio Lessa  , que trará as principais atrações do recife , isso mostra que futuramente o povo de Goiana sera esquecido ja que a orquestra tropicana vem a 4 anos se apresentando , Aluizio começará o ano politico travando  briga com a orquestra tropicana , o maestro Silvio Americo vem a publico atravez de seu blog lançar A NOTA DE REPUDIO AO PRE CANDIDATO , pois so dar valor as coisas de Goiana quem na verdade é Goianense .

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encontro de Bandas Filarmônicas reuniu público de todas as idades em Gameleira

Na maior parte das regiões de Pernambuco as filarmônicas são consideradas verdadeiras instituições musicais das cidades. Formadas geralmente por alunos de escolas de música, estas bandas cumprem o papel de manter viva uma tradição secular. Para comemorar a importância desses grupos e divulgar o trabalhos dos maestros e jovens que compõem as bandas, a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul promoveu na noite dessa quinta (20) o Encontro de Bandas Filarmônicas. Realizado na cidade de Gameleira, o evento contou com a participação da Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi e da Banda Musical Ipiranga, que se apresentaram na Praça da Igreja Matriz da cidade.

Natural da cidade de Joaquim Nabuco, a Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi abriu a noite com um repertório formado por clássicos de gêneros diversos, como frevo, MPB e ritmos latinos. Sob a batuta do Maestro Riva, os 40 integrantes do grupo apresentaram números que emocionaram o público presente, formado em grande parte por famílias da cidade. "É uma satisfação ver o talento desses meninos tocando tantas coisas belas. Hoje fiz questão de deixar a novela de lado e trazer meus filhos para assistir essa apresentação", confessou a dona de casa, Maria dos Santos. 

A Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi, que se tornou um Ponto de Cultura há pouco mais de um ano, tem entre seus integrantes jovens como Camila Santana, 13 anos. A garota participa da banda desde os oito e considera fundamental a educação musical recebida ao longo desse período. "Fazer parte da banda ajudou a ter mais responsabilidade, fazendo uma coisa que gosto. Tenho amor pela música, por vários estilos como o clássico e os ritmos nordestinos. Infelizmente não são todos que valorizam nosso trabalho, mas o importante é que existem eventos como este para ajudar na divulgação da nossa música", comentou. 

"Este festival, além de servir para a divulgação do nosso trabalho, é muito importante também porque promove o intercâmbio dos nossos músicos com os integrantes de bandas de outras cidades", destacou o Maestro Riva, responsável pela banda há cinco anos.

A segunda atração do encontro venho do município de Xexéu. Regida pelo maestro Laudemir de Souza, Banda Musical Ipiranga trouxe 50 integrantes para a apresentação em Gameleira. Criada em 1956, o grupo executou clássicos de Luiz Gonazaga e frevos tradicionais, como o hino do Clube Vassourinhas. "Trabalhamos com um processo rotativo de formação de músicos. Nosso maior objetivo é oferecer aos jovens uma alternativa de ocupação saudável, que desperte o amor dessa garotada pela música", disse o maestro. 



fonte :  http://www.fundarpe.pe.gov.br/encontro-de-bandas-filarmonicas-reuniu-publico-de-todas-as-idades-em-gameleira


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

chegada da Panela de Iemanjá ( Goiana -PE )


Festa de Nossa Senhora da Conceição ( Goiana - PE )







Chegada da panela de Iemanjá na igreja de Nossa Senhora da Conceição Goiana - PE

PROJETO CULTURA NAS FEIRAS

Artista e Grupos - inscrevam suas atrações (peças de teatro, apresentação de dança, circo, shows musicais, esquetes, recitais,exposições, intervenções, etc) e divulguem!
Produtores e admiradores - Divulguem para astistas pernambucanos.
Agradecemos, 
Equipe do Projeto Cultura nas Feiras Livres - Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.

CADASTRO PARA AS ATRAÇÕES DO PROJETO CULTURA NAS FEIRAS

Registro das informações sobre as possíveis atrações que participarão do Projeto. Para uso exclusivo interno. A realização do cadastro não assegura a contratação, que estará sujeita ao atendimento das necessidades/peculiaridades do Projeto. Desde logo a equipe responsável assegura o cuidado com os dados informados e agradece a participação de todos
 
 
 

Projeto Cultura nas Feiras Livres visita Santa Cruz do Capibaribe

As linguagens dos artistas populares que atuam nas feiras livres de várias cidades pernambucanas serão reconhecidas e valorizadas através do projeto Cultura nas Feiras Livres. Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado, é uma dessas cidades. Nesta segunda-feira, dia 21, o município recebe uma comissão de técnicos da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe, para uma espécie de visita de campo ao espaço que é considerado como uma das mais tradicionais formas de comércio varejista. Os técnicos conhecerão a feira livre para identificar as linguagens dos artistas populares que a utilizam para suas apresentações. Também verificarão no município, outros talentos artísticos que possam vir a se apresentar na feira livre.

Até agora foram visitadas as feiras livres de João Alfredo, Limoeiro, Gravatá e Carpina. “Conseguimos identificar várias linguagens e algumas, inclusive, em extinção. Em Gravatá, por exemplo, vimos em pleno funcionamento o 'homem da cobra' com sua forma artística de comercializar produtos medicinais populares”, conta Alexandre Sena, coordenador do projeto na Fundarpe.

Esse levantamento será feito em 50 feiras livres nas quatro macrorregiões do estado – Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Depois de Santa Cruz do Capibaribe serão visitadas as cidades de Petrolina, Custódia, Garanhuns e Palmares, entre outras. A proposta para lançamento do projeto, a princípio em sete feiras livres (Gravatá,João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Carpina e Custódia), é a segunda quinzena de janeiro.

O objetivo do Cultura nas Feiras Livres é levar até o cotidiano da população que frequenta as feiras livres, ao longo de 2012, uma multiplicidade de expressões artístico-culturais pelas quais os pernambucanos expressam seus conteúdos identitários, valorizando assim não apenas os artistas populares mas os usos e costumes presentes naqueles locais onde há grande circulação de pessoas nos municípios. A ação das feiras livres nos municípios integra um conjunto de 20 metas estratégicas para a cultura de Pernambuco, recentemente pactuadas pelo secretário da pasta, Fernando Duarte, com o governador do estado, Eduardo Campos.
 
Fonte: http://www.blogsulancanews.com/2011/11/projeto-cultura-nas-feiras-livres.html
 
PARA OS INTERESADOS MANDE EMAIL PARA orquestratropicana@hotmail.com que mandarei formulario de preenchimento
 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ANIVERSARIANTES MUSICOS MES DE DEZEMBRO

 
MARLON TROMBONISTA DA FILARMONICA 28 DE JUNHO 
08 DE DEZEMBRO
                                                        TONY RAMOS TUBISTA GOIANA - PE
                                                                       08 DE DEZEMBRO
                                                                         BANDA SOLLWÊ
                                                                         08 DE DEZEMBRO     
                                                               PERCUCIONISTA VAGALUME
                                                                        09 DE DEZEMBRO

   
                                                                       12 DE DEZEMBRO          
                                                                       CLEBER DO SAX
                                                                     13 DE DEZEMBRO




                                         PARABENS A TODOS OS MUSICOS ANIVERSARIANTES