A Orquestra Tropicana sempre esteve presente nas festividades carnavalescas de Goiana PE e cidades vizinhas no Estado da Paraiba em Pitimbú a Orquestra Tropicana ja se apresentou por diversas vezes , com fronteiras maior a Orquestra Tropicana este ano vai se apresentar em Itamaracá . hoje a Orquestra Tropicana conta com um efetivo de 38 musicos . Tentando sempre fazer o melhor...
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Fotos da Orquestra Tropicana varias formações
A Orquestra Tropicana sempre esteve presente nas festividades carnavalescas de Goiana PE e cidades vizinhas no Estado da Paraiba em Pitimbú a Orquestra Tropicana ja se apresentou por diversas vezes , com fronteiras maior a Orquestra Tropicana este ano vai se apresentar em Itamaracá . hoje a Orquestra Tropicana conta com um efetivo de 38 musicos . Tentando sempre fazer o melhor...
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Analecto Goianense vol.1 pag. 5
Goiana ( Mun. e cidade ) - Ant. Gueena, como escreveu na sua Historia do Brasil. de 1627 , Frei Vicente do Salvador ; mas deve ser antes Guaiana. c. gua--iãi, porto, ou ancoradouro do vale, ou bacia. ( Teódoro Sampaio, 125) - Alfredo Carvalho.
Tem mais as seguintes interpretações : quaia-na, planta , anileira; iguá-anama. semelhante ao que nágua, charco ;guiana. flôr da cana. - Mario Melo. ( Rev. do Inst. Arq. e Geogr. Pern. ).
Comarca de Goiana - Termos: Goiana , Igarassú.
Municipio de Goiana - Distritos ; Goiana , Areias , Goianinha, Pontas de Pedras, Tejucopapo. ( Divissão Territorial dos Estados Unidos do Brasil - Instituto Brasileiro de Geogr. e Estat. - 1940).
Goiana - Latitude S: 7' 33'00''. Longitude W Gr.34° 59'00''. Posição relativamente à Capital - Rumo : NNO. Distancia em linha reta: 58 Km. Altitude: 20 m. Área 609 Km2 ; % 0,6 ( Repertorio Estatistico do Brasil - Situação Fisica , n° 1 - Separata do An. Est. do Bras. - Ano V - 1939-1940-1941- Inst. Br. de Geogr. e Estat.).
Goiana - Superficie: 612 Km2 . População: 41.309 hab. Densidade : 67,50 ( Staopse Preliminar dos Resultados Demograficos - Inst. Brasileiro de Geogr. e Estat. - 1941).
Goiana - População total (1939) , Absoluta : 58.364 ; relativa - por Km2 96; %:1,82. ( Repertorio Est. do Bras.- Situação Demografico, n°1 - Separeta do An. Est. do Bras. - ano V - 1939-1940-1941- Inst. Bras. de Geogr. e Estat. )
LIMITES MUNICIPAIS
Com o Municipio de Nazaré da Mata : A partir da foz do riacho jardim , no riacho Caraú até a Foz do Gutiubinha; dai uma linha reta para a foz do riacho Matari - Mirim , no rio Tracunhaém.
Com o Municipio de Aliança : A partir da foz do Matari-mirim , no rio tracuhaém , uma reta até a nascente do riacho Condado no engenho do mesmo nome ;dai uma reta a foz do riacho Limeirinha , no rio Sirijí até sua foz no Capibaribe Mirim.
Com o Municipio de També : A partir da foz do Sirijí, no Capibaribe- Mirim , a Foz do riacho Zumbi ; Dai uma reta para a foz do riacho sapo no riacho lelé ; dai por outra reta para a fluência do riacho Muzumbo , formadores do riacho Dois - Rios.
Como Estado da Paraiba : A partir da confluência dos riachos late e Muzumbo formadores do riacho dois rios , vai ate o Oceano Atlântico.
sábado, 26 de novembro de 2011
dia 27 de Novembro de 2011 ( Parabens Banda Musical Saboeira)
Hoje dia 27 de novembro de 2011 aniversario da mais importante Banda Musical de Goiana , Banda Musical Saboeira em 27 de Novembro de 1849 , nascia a Banda Musical Saboeira que antes nem mesmo de ter fardamento e sem ter sede a banda ensaiava embaixo de um pé de saboeiro ( uma arvore que dava fruto que espumava feito sabão ) , com o passar dos anos deram o nome de Banda Musical Saboeira , a Saboeira sempre se destacou pela sua grandiosa escola onde varios maestros renomados passaram por ela tais como Guedes Peixoto ( Maestro , compositor , Baicharel em musica , advogado , professor , presidente da Omb ), Maestro DUDA ( conhecido mundialmente como arranjador do seculo ) , Glaucio xavier , Beethoven Cunha ( arranjdor e compositor , atualemnte morra no piaui e outros , PARABENS A TODOS OS MUSICOS QUE FAZEM PARTE DA BANDA MUSICAL SABOEIRA POR ESSANOVA DATA ....
Aniversário da Banda Musical Saboeira ( 27 de Novembro de 2011)
Banda Musical Saboeira , Tu no passado era nome de grande valor intelectual , ser Saboeira e ter no coração algo fervoroso e singelo , ser Banda Musical Saboeira e fazer parte de um universo de amigos , Saboeira nome de representação , todo problema da Saboeira e resolvido na Saboeira , quem passou nao guarda magoa no coração pois a Banda Musical Saboeira sempre deixa saudade e nunca deixa decepção , ser Saboeira é classe , ser Saboeira e saber respeitar o sentimento alheio , ser Saboeira e sempre perdoar os inimigos , ser Saboeira e esta sempre a cima de tudo e sempre respeitar o adversário , nunca na historia da Saboeira Diretoria desrespeitou diretoria anterior isso se chama irmandade , Ser Saboeira e sempre destaque em educação e nao atacar os outros , por isso a Saboeira faz a diferença , sempre afinada em seu universo harmonioso seja na musica como com seus musicos , a Banda Musical Saboeira nao precisa de historia pois a Saboeira sempre fez e faz historia valorizando os seus musicos os exemplos estao pelo mundo tais como : Beethoven cunha ( Maestro ) , Maestro Duda , Maestro Guedes Peixoto , Glaucio Xavier , Alciran roque , Heltoon Bruno ( Bombardino) e outros , ser Saboeira é ser elite na educação e elite na musicalidade , por essa nova Data deixo aqui meu protesto de muitos anos de Glorias e de conquista , Saboeira Parabens!!!!!!!! PARABENS SABOEIRA!!!!!!!!!! " SABOEIRA SEMPRE SABOEIRA"....
Historico da Banda Musical Revoltosa de Nazaré da Mata
Fundada em 14 de Janeiro de 1915, a Revoltosa (Sociedade Musical 5 de Novembro) assim chamada porque seus primeiros músicos, fundadores, foram dissidentes de outras duas bandas de música da cidade e pela rebeldia demonstrada foram tachados de Revoltosos do Inferno, daí seu nome mais conhecido como REVOLTOSA. A partir deste fato, ela entrava para o cenário musical de Nazaré da Mata-PE como a banda que quebrava paradigmas, que fazia diferente, que se libertava do conservador. Começou seus primeiros ensaios e se apresentou pela primeira vez em Lagoa Seca, município da Aliança, com instrumentos emprestados, em 5 de novembro de 1914. Ilustres personalidades na cidade fizeram parte da 1ª diretoria, Francisco Salustiano Correia e João Alves Cantalice (Mestre Joquinha), 1º presidente e maestro, respectivamente, foram extraordinários homens idealizadores desta respeitada instituição de Ensino Musical. Não demorou muito para a Revoltosa se tornar uma das bandas mais queridas da região se apresentando em muitos encontros regionais, exibindo-se em concursos de bandas e sendo premiada em muitos, compondo os eventos civis e religiosos, abrilhantando a tradicional festa de emancipação política da cidade e resgatando, há 96 (noventa e seis) anos, jovens em estado de vulnerabilidade social, e os transformando em cidadãos responsáveis pela sua história e sujeitos transformadores da realidade social de nossa comunidade.
Desta forma a Revoltosa vem conquistando novos admiradores, que acreditando na sua ação e vendo que o seu objetivo de Manter viva a tradição musical na região através dos ensinamentos da música e da formação de novos músicos, bandas e grupos musicais, fortalecem nossos projetos, como o Ministério da Cultura (MINC) que em 2007 com o Premio, MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO, reconheceu as atividades da Revoltosa como uma ação exemplar, e em 2008 a organização internacional BRAZILFOUNDATION, com sede em Nova Iorque e escritório no Rio de Janeiro, reconheceu nossas atividades como uma ação criativa e inovadora. Ainda em 2008 através do Ministério da Cultura (MINC) e a FUNDARPE nos contemplou com o PONTO DE CULTURA REVOLTOSA. Em 2009, pelo brilhante trabalho realizado a BRAZILFOUNDATION premia a Revoltosa mais uma vez, com o Projeto Aplausos.
Vale salientar que a nova gestão da revoltosa tem desempenhado um papel preponderante na visibilidade que a mesma tem conquistado nos dias atuais, sobretudo na metodologia singular de transmissão do saber musical como complemento do saber científico aprendido nas escolas regulares.
Fonte: Orkut da Banda Musical Revoltosa ( Nazaré da Mata-PE)
Desta forma a Revoltosa vem conquistando novos admiradores, que acreditando na sua ação e vendo que o seu objetivo de Manter viva a tradição musical na região através dos ensinamentos da música e da formação de novos músicos, bandas e grupos musicais, fortalecem nossos projetos, como o Ministério da Cultura (MINC) que em 2007 com o Premio, MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO, reconheceu as atividades da Revoltosa como uma ação exemplar, e em 2008 a organização internacional BRAZILFOUNDATION, com sede em Nova Iorque e escritório no Rio de Janeiro, reconheceu nossas atividades como uma ação criativa e inovadora. Ainda em 2008 através do Ministério da Cultura (MINC) e a FUNDARPE nos contemplou com o PONTO DE CULTURA REVOLTOSA. Em 2009, pelo brilhante trabalho realizado a BRAZILFOUNDATION premia a Revoltosa mais uma vez, com o Projeto Aplausos.
Vale salientar que a nova gestão da revoltosa tem desempenhado um papel preponderante na visibilidade que a mesma tem conquistado nos dias atuais, sobretudo na metodologia singular de transmissão do saber musical como complemento do saber científico aprendido nas escolas regulares.
Fonte: Orkut da Banda Musical Revoltosa ( Nazaré da Mata-PE)
Assuero Alves
Assuero em sua gestao criou a Banda jovem da Saboeira e a Big Band , Assuero Alves sempre Amou a Banda Musical Saboeira , foi clarinetista da banda 28 de Junho em condado com 12 anos chegou a reger a Banda 28 de Junho , pois o maestro na epoca nao poderia comparecer na tocata e nenhum musico queria assumir a Banda , com isso Assuero fez sua primeira regencia , personalidade forte tocou por varios anos na Filarmonica 28 de Junho como clarinetista . ao vir para Goiana veio a conhecer e amar a Banda Musical saboeira onde começou tocando clarineto e chegou a ser 1° clarineto sparla da Saboeira mais tarde chegou a tocar tenor na saboeira , em sua propriedade houve um acidente nas alimentações dos animais e chegou a perder parte dos movimentos de seus dedos , entao ficando por uns anos em seu comercio se dedicando totalmente , em uma junta governativa voltou a Banda Musical Saboeira , sendo da Junta Governativa ficou por varios anos sendo presidente, tesoureiro. diretor e zelador da Saboeira , foi maestro titular e chegou so a se afastar definitivamente em sua doença , Assuero sempre será lembrado por seu amor a Saboeira .
VULCÃO PODE PROVOCAR TSUNAMI QUE ATINGIRIA A PARAIBA
As autoridades de emergência do arquipélago espanhol das Canárias elevaram para vermelho o nível de alerta por risco vulcânico na Zona de La Restinga, na parte oeste da ilha de El Hierro.
A decisão foi confirmada por representantes da segurança e emergência do Governo das Canárias, no último mês de outubro.
Na madrugada da sexta-feira (11), um sismo de magnitude 4,6 na escala Richter, o mais forte desde o início da crise sismovulcânica em julho, foi registrado em El Hierro, ilha do arquipélago das Canárias.
O instituto tecnológico e de energias renováveis de Tenerife revelou que a atividade do vulcão já elevou a temperatura da água no mar de Las Calmas em 11 graus.
A atividade vulcânica pode provocar um tsunami com capacidade de alcançar a Paraíba antes mesmo de atingir Fernando de Noronha.
A onda gigante atingiria, além da Paraíba, os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte em no máximo oito horas.
O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.
Equipes monitoram diariamente a atividade vulcânica, conforme mostra o vídeo abaixo gravado em 8/11/2011:
copie O ENDEREÇO abaixo e cole no youtube para ver o video :
http://www.youtube.com/watch?v=HFaZK6rE2vM&feature=player_embedded
fonte: polemica paraiba
http://www.youtube.com/watch?v=HFaZK6rE2vM&feature=player_embedded
fonte: polemica paraiba
Homenagem dia do musico a Auciran Roque
Ex aluno da Saboeira onde iniciou os primeiros estudos seu primeiro instrumento bombardino , compositor de dobrados onde veio a homenagear seu pai, onde ganhou o 2° lugar no concurso de dobrados de pernambuco , auciran atualmente militar do 15° Bimtz , recentemente recebeu uma grandiosa homenagem da Banda Musical Saboeira , a Saboeira sempre elevou o engrandecimento valorizando seus musicos , e esta ai mais uma grandiosa homenagem , parabens a todos os musicos da Banda Musical Saboeira .
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Beethoven Cunha
Ex- aluno da Banda Musical Saboeira , teve como iniciação musical aos 12 anos primeiro instrumento saxhorne e logo depois trombone de vara , como aluno destacou em divissões de contratempo , sempre gostou de ouvir as sonoridades principalmente dos passaros da praça do carmo , iniciação musical teve como professores Silvio Americo e Democrito Luiz , mais tarde chegou a ser contra mestre da Banda Musical Curica , sempre destacando seu gosto pelas peças , Beethoven hoje conhecido como Maestro Bethoven Cunha hoje cidadão piauense anda pelo mundo mostrando e sendo aplaudido pelas suas composições ...
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
História e evolução das bandas de música no brasil
A banda de música, assim como o povo brasileiro, apresenta larga diversificação de gênero e de autores, pois se encontra em toda a abrangência do espaço brasileiro. Fenômeno histórico e sociológico tão importante quanto o fenômeno artístico, a banda de música vive hoje, em muitos lugares, em estado de latência. Não deixa, porém, de desempenhar importante papel de mobilizadora da comunidade nos seus momentos mais caros e solenes; de cumprir o papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo; de manter-se como guardiã da tradição musical popular brasileira. A banda de música ainda é a mais antiga e menos estudada instituição ligada à criação e divulgação da música popular. Esse papel de reserva da cultura popular assumiu dimensões históricas a partir do século XVIII com a multiplicação das irmandades cecilianas – de Santa Cecília - às quais os músicos geralmente se filiavam, mantendo forte vínculo com as instituições religiosas. Herdeiras do sistema medieval de organização do trabalho, as irmandades dos músicos reconheciam a categoria e esses trabalhadores puderam expandir suas obrigações além do âmbito da igreja, no sentido social como no artístico, acrescentando, por exemplo, obrigações assistencialistas que resultavam da contribuição de cada um. Era o embrião do mutualismo, o présindicalismo. A pesquisa também revela grandes mudanças na organização das irmandades e das próprias bandas de música na entrada do século XIX, quando à confusa formação de músicos nas milícias e nas igrejas deram-se soluções “modernas”, inspiradas nos modelos europeus. A chegada de D. João com a corte portuguesa, em 1808, propiciou mudanças qualitativas de grande repercussão em todo o Brasil. Data de 27.03.1810 o decreto que mandou estabelecer em cada regimento um corpo de música composto de 12 a 16 executantes. Em 1814 começaram a espalhar-se nos quartéis o ensino e a prática de instrumentos mais atualizados em substituição às antigas bandas, ou ternos e quartetos, de tocadores de charamelas, pífanos, trombetas, caixas e timbales. O grande impulso resultou, portanto do estabelecimento da corte portuguesa no Rio de Janeiro. Mas a banda da brigada real, trazida por D. João em 1808, ainda era arcaica. Em Portugal, a banda de música começou a se modernizar somente em 1814, quando seus soldados regressaram da guerra peninsular trazendo brilhantes bandas de música, em que predominavam executantes contratados espanhóis e alemães. Ernesto Vieira alude ao decreto de 29.10.1814, determinando que houvesse em cada regimento de infantaria uma banda composta de mestre e 11 músicos, todos praças do pré. O modelo português vigoraria no Brasil e está indicado na portaria de 16.12.1815, que recomendou a composição da música de cada regimento de infantaria e batalhão de caçadores: 1 mestre, 1º clarinete; 1 requinta; 2 clarinetes; 2 trompas; 1 clarim; 1 fagote; 1 trombão ou serpentão; 1 bombo e 1 caixa de rufo. Determinou ainda que houvesse 4 aprendizes escolhidos entre os soldados, podendo assim chegar a 16 o número de músicos, mas não mais que isto. A música nas milícias claramente aparecida em bases orgânicas, na metrópole, em 1814, forneceria o modelo para a formação de bandas civis. Daria, inclusive, preponderância ao 1º clarinete, aquele que teria habilitação de mestre. Em Portugal, a história da formação das bandas civis também é obscura. Pedro de Freitas acredita que ela surgiu, pela primeira vez, em 1822, quando o afamado maestro Bomtempo apresentou em Lisboa uma sociedade filarmônica organizada nos moldes da de Londres, fundada em 1812. A novidade teria sua natural repercussão no país. Se isso acontecia tão tardiamente na metrópole portuguesa, claro que no Brasil as coisas se desdobrariam a seu tempo. Na verdade, porém, a banda de música, tal como hoje a conhecemos, é produto do século XIX. Ela só alcançou o padrão moderno na Europa na primeira metade do século XX, quando aperfeiçoamentos substanciais foram introduzidos nas flautas e nos clarinetes. Esses aperfeiçoamentos se devem principalmente ao flautista alemão Theobald Bohm (1794-1881) e ao belga Adolf Sax (1814-1894), criador do saxofone em 1840. Ao contrário das bandas de música das milícias, que deixaram atrás de si pistas abundantes e por vezes minuciosas de sua organização e manutenção, as bandas civis contam a história quase sempre obscura. Nem todos os dicionários e enciclopédias dignam-se de falar dessas corporações. Lembram apenas os conjuntos palacianos, como os da corte francesa, onde teria surgido a denominação “banda”. Mário de Andrade, entre nós, sempre atentos às coisas do povo, verbetizou o termo no Dicionário musical brasileiro, obra póstuma, 1989, pp. 44-45, dando-lhe 2 significados: 1, Conjunto de instrumentos de sopro, acompanhados de percussão; 2. O mesmo que charanga, filarmônica. Abona com eruditas informações. Bandas de fazenda, diz MA, composta de pretos e escravos. “O barão do Bananal com seus crioulos compuseram uma de 24 instrumentistas, me contou o preto velho Manuel”, aquele que lhe dera um documento precioso, o dobrado, Voluntário da Pátria, transcrito no volume Melodias registradas por meios não mecânicos, org. Oneyda Alvarenga, 1946, p.96.
Eduardo FidelesANALETO GOIANENSE
No ádito
Um motivo , principalmente , impele-me ao antecipado inicio desta obra : subtrair à progressiva deterioração , de que se acham ameaçadas, varias peças do meu arquivo.
Deste, fazem parte alguns especimenes interessantes, doados que me foram , que nos originais, já em copias, por pessoas a quem trago, aqui, meu mais sincero testemunho de gratidão . São credores ao meu reconhecimento , além doutras , as seguintes pessoas : drs. Arcebiades Gonçalves , Benigno de Araujo , Otavio Pinto ; srs. Ronald Albertim, Severino Vieira. Otacilio Bilio Leal , Domiciano Lobo , AntonioJosé Bezerra , Ludovico Andrade , Guilherme Fialho , José Mauricio Pires, João de Carvalho L'amor, Manuel Chaves , Manuel Marinho , José Correia Galvão , Methodio Galvão , Isaltino Galvão , José de Moura Correia , srtas. A'urea Galvão e Adail Pessoa Bastos ; srs. Aercio Amorim, Antonio Gentil Pessoa. Gercino Cardoso, Manuel Simões, João Juvencio Tavares , Manuel José Gonçalves , José Silvio de Oliveira , José Pedro da Cruz , Isidro , Laiete e Severino Gemir. José Amorim , José Viegas, José Tavares da Silva e Hayette Gonçalves.
Aproveito a oportunidade para dirigir aos interessados na continuação do Analeto um apelo, no sentido de me facilitarem, para transcrição, o emprestimo de quaisquer escritos interessantes. O material de que já disponho, julgo poder comportar uma seriação em mais quatro volumes a este semelhantes.
Em vista das especiais circunstancias sob as quais vai sendo elaborado, não pode o presente trabalho, apresentar melhor ou mais perfeito método.
Outrossim levando em consideração o fato de ser a escrita, apenas , uma representação da linguagem falada , e como nao pretendo fazer obra de interesse linguistico ou arqueológico, tomo a liberdade para , salvo algumas excessões, atualizar a grafia dos textos .
Divulgar entre os nossos as nossas coisas, eis meu fito exclusivo; pouco me preocupando , em tal empenho,-canseiras, sacrificios, e mesmo criticas ...
O AUTOR
Pagina 03 do livro ANALECTO GOIANENSE TOMO I ( MARIO SANTIAGO) EDITORADO EM , AGOSTO DE 1946.
Um motivo , principalmente , impele-me ao antecipado inicio desta obra : subtrair à progressiva deterioração , de que se acham ameaçadas, varias peças do meu arquivo.
Deste, fazem parte alguns especimenes interessantes, doados que me foram , que nos originais, já em copias, por pessoas a quem trago, aqui, meu mais sincero testemunho de gratidão . São credores ao meu reconhecimento , além doutras , as seguintes pessoas : drs. Arcebiades Gonçalves , Benigno de Araujo , Otavio Pinto ; srs. Ronald Albertim, Severino Vieira. Otacilio Bilio Leal , Domiciano Lobo , AntonioJosé Bezerra , Ludovico Andrade , Guilherme Fialho , José Mauricio Pires, João de Carvalho L'amor, Manuel Chaves , Manuel Marinho , José Correia Galvão , Methodio Galvão , Isaltino Galvão , José de Moura Correia , srtas. A'urea Galvão e Adail Pessoa Bastos ; srs. Aercio Amorim, Antonio Gentil Pessoa. Gercino Cardoso, Manuel Simões, João Juvencio Tavares , Manuel José Gonçalves , José Silvio de Oliveira , José Pedro da Cruz , Isidro , Laiete e Severino Gemir. José Amorim , José Viegas, José Tavares da Silva e Hayette Gonçalves.
Aproveito a oportunidade para dirigir aos interessados na continuação do Analeto um apelo, no sentido de me facilitarem, para transcrição, o emprestimo de quaisquer escritos interessantes. O material de que já disponho, julgo poder comportar uma seriação em mais quatro volumes a este semelhantes.
Em vista das especiais circunstancias sob as quais vai sendo elaborado, não pode o presente trabalho, apresentar melhor ou mais perfeito método.
Outrossim levando em consideração o fato de ser a escrita, apenas , uma representação da linguagem falada , e como nao pretendo fazer obra de interesse linguistico ou arqueológico, tomo a liberdade para , salvo algumas excessões, atualizar a grafia dos textos .
Divulgar entre os nossos as nossas coisas, eis meu fito exclusivo; pouco me preocupando , em tal empenho,-canseiras, sacrificios, e mesmo criticas ...
O AUTOR
Pagina 03 do livro ANALECTO GOIANENSE TOMO I ( MARIO SANTIAGO) EDITORADO EM , AGOSTO DE 1946.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
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