quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fotos da Orquestra Tropicana varias formações










A Orquestra Tropicana sempre esteve presente nas festividades carnavalescas de Goiana PE e cidades vizinhas no Estado da Paraiba em Pitimbú a Orquestra Tropicana ja se apresentou por diversas vezes , com fronteiras maior a Orquestra Tropicana este ano vai se apresentar em Itamaracá . hoje a Orquestra Tropicana conta com um efetivo de 38 musicos . Tentando sempre fazer o melhor...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Analecto Goianense vol.1 pag. 5

           Goiana ( Mun. e cidade ) - Ant. Gueena, como escreveu na sua Historia do Brasil. de 1627 , Frei Vicente do Salvador ; mas deve ser antes Guaiana. c. gua--iãi, porto, ou ancoradouro  do vale, ou bacia. ( Teódoro Sampaio, 125) - Alfredo Carvalho.
           Tem mais as seguintes interpretações :  quaia-na, planta , anileira; iguá-anama. semelhante ao que nágua, charco ;guiana. flôr da cana. - Mario Melo. ( Rev. do Inst. Arq. e Geogr. Pern. ).
               Comarca de Goiana - Termos: Goiana , Igarassú.
            Municipio de Goiana - Distritos ; Goiana , Areias , Goianinha, Pontas de Pedras, Tejucopapo. ( Divissão Territorial  dos Estados Unidos do Brasil - Instituto Brasileiro de Geogr. e Estat. - 1940).
            Goiana - Latitude S: 7' 33'00''. Longitude W Gr.34° 59'00''. Posição relativamente à Capital - Rumo : NNO. Distancia em linha reta: 58 Km. Altitude: 20 m. Área 609 Km2 ; % 0,6 ( Repertorio Estatistico do Brasil - Situação Fisica , n° 1 - Separata do An. Est. do Bras. - Ano V - 1939-1940-1941- Inst. Br. de Geogr. e  Estat.).
                 Goiana - Superficie: 612 Km2 . População: 41.309 hab. Densidade : 67,50 ( Staopse Preliminar dos Resultados Demograficos - Inst. Brasileiro de Geogr. e Estat. - 1941).
                Goiana - População total (1939) , Absoluta : 58.364 ; relativa - por Km2 96; %:1,82.                 ( Repertorio Est. do Bras.- Situação Demografico, n°1 - Separeta do An. Est. do Bras. - ano V - 1939-1940-1941- Inst. Bras. de Geogr. e Estat. )
                 LIMITES MUNICIPAIS
                 Com o Municipio de Nazaré da Mata :                  A partir da foz do riacho jardim ,         no riacho Caraú até a Foz do Gutiubinha; dai uma linha reta para a foz do riacho Matari - Mirim , no rio Tracunhaém.
                Com o Municipio de Aliança : A partir da foz do Matari-mirim , no rio tracuhaém , uma reta até a nascente do riacho Condado no engenho do mesmo nome ;dai uma reta a foz do riacho Limeirinha , no rio Sirijí até sua foz no Capibaribe Mirim.
                Com o Municipio de També : A partir da foz do Sirijí, no Capibaribe- Mirim , a Foz do riacho Zumbi ; Dai uma reta para a foz do riacho sapo no riacho lelé ; dai por outra reta para a fluência do riacho Muzumbo , formadores do riacho Dois - Rios.
                   Como Estado da Paraiba : A partir da confluência dos riachos late e Muzumbo formadores do  riacho dois rios , vai ate o Oceano Atlântico.


              





sábado, 26 de novembro de 2011

dia 27 de Novembro de 2011 ( Parabens Banda Musical Saboeira)

Hoje dia 27 de novembro de 2011 aniversario da mais importante Banda Musical de Goiana , Banda Musical Saboeira em 27 de Novembro de 1849 , nascia a Banda Musical Saboeira que antes nem mesmo de ter fardamento e sem ter sede a banda ensaiava embaixo de um pé de saboeiro ( uma arvore que dava fruto que espumava feito sabão ) , com o passar dos anos deram o nome de Banda Musical Saboeira , a Saboeira sempre se destacou pela sua grandiosa escola onde varios maestros renomados passaram por ela tais como Guedes Peixoto ( Maestro , compositor , Baicharel em musica , advogado , professor , presidente da Omb ), Maestro DUDA ( conhecido mundialmente como arranjador do seculo ) , Glaucio xavier , Beethoven Cunha ( arranjdor e compositor , atualemnte morra no piaui e outros , PARABENS A TODOS OS MUSICOS QUE FAZEM PARTE DA BANDA MUSICAL SABOEIRA POR ESSANOVA DATA ....

Aniversário da Banda Musical Saboeira ( 27 de Novembro de 2011)

Banda Musical Saboeira , Tu no passado era nome de grande valor intelectual , ser Saboeira e ter no coração algo fervoroso e singelo , ser Banda Musical Saboeira e fazer parte de um universo de amigos , Saboeira nome de representação , todo problema da Saboeira e resolvido na Saboeira , quem passou nao guarda magoa no coração pois a Banda Musical Saboeira sempre deixa saudade e nunca deixa decepção , ser Saboeira é classe , ser Saboeira e saber respeitar o sentimento alheio , ser Saboeira e sempre perdoar os inimigos , ser Saboeira e esta sempre a cima de tudo e sempre respeitar o adversário , nunca na historia da Saboeira Diretoria desrespeitou diretoria anterior isso se chama irmandade , Ser Saboeira e sempre destaque em educação e nao atacar os outros , por isso a Saboeira faz a diferença , sempre afinada em seu universo harmonioso seja na musica como com seus musicos , a Banda Musical Saboeira nao precisa de historia pois a Saboeira sempre fez e faz historia valorizando os seus musicos os exemplos estao pelo mundo tais como : Beethoven cunha ( Maestro ) , Maestro Duda , Maestro Guedes Peixoto , Glaucio Xavier , Alciran roque , Heltoon Bruno ( Bombardino) e outros , ser Saboeira é ser elite na educação e elite na musicalidade , por essa nova Data deixo aqui meu protesto de muitos anos de Glorias e de conquista , Saboeira Parabens!!!!!!!! PARABENS SABOEIRA!!!!!!!!!! " SABOEIRA SEMPRE SABOEIRA"....








Historico da Banda Musical Revoltosa de Nazaré da Mata

Fundada em 14 de Janeiro de 1915, a Revoltosa (Sociedade Musical 5 de Novembro) assim chamada porque seus primeiros músicos, fundadores, foram dissidentes de outras duas bandas de música da cidade e pela rebeldia demonstrada foram tachados de Revoltosos do Inferno, daí seu nome mais conhecido como REVOLTOSA. A partir deste fato, ela entrava para o cenário musical de Nazaré da Mata-PE como a banda que quebrava paradigmas, que fazia diferente, que se libertava do conservador. Começou seus primeiros ensaios e se apresentou pela primeira vez em Lagoa Seca, município da Aliança, com instrumentos emprestados, em 5 de novembro de 1914. Ilustres personalidades na cidade fizeram parte da 1ª diretoria, Francisco Salustiano Correia e João Alves Cantalice (Mestre Joquinha), 1º presidente e maestro, respectivamente, foram extraordinários homens idealizadores desta respeitada instituição de Ensino Musical. Não demorou muito para a Revoltosa se tornar uma das bandas mais queridas da região se apresentando em muitos encontros regionais, exibindo-se em concursos de bandas e sendo premiada em muitos, compondo os eventos civis e religiosos, abrilhantando a tradicional festa de emancipação política da cidade e resgatando, há 96 (noventa e seis) anos, jovens em estado de vulnerabilidade social, e os transformando em cidadãos responsáveis pela sua história e sujeitos transformadores da realidade social de nossa comunidade.
Desta forma a Revoltosa vem conquistando novos admiradores, que acreditando na sua ação e vendo que o seu objetivo de Manter viva a tradição musical na região através dos ensinamentos da música e da formação de novos músicos, bandas e grupos musicais, fortalecem nossos projetos, como o Ministério da Cultura (MINC) que em 2007 com o Premio, MESTRE DUDA 100 ANOS DE FREVO, reconheceu as atividades da Revoltosa como uma ação exemplar, e em 2008 a organização internacional BRAZILFOUNDATION, com sede em Nova Iorque e escritório no Rio de Janeiro, reconheceu nossas atividades como uma ação criativa e inovadora. Ainda em 2008 através do Ministério da Cultura (MINC) e a FUNDARPE nos contemplou com o PONTO DE CULTURA REVOLTOSA. Em 2009, pelo brilhante trabalho realizado a BRAZILFOUNDATION premia a Revoltosa mais uma vez, com o Projeto Aplausos.
Vale salientar que a nova gestão da revoltosa tem desempenhado um papel preponderante na visibilidade que a mesma tem conquistado nos dias atuais, sobretudo na metodologia singular de transmissão do saber musical como complemento do saber científico aprendido nas escolas regulares.
Fonte: Orkut da Banda Musical Revoltosa ( Nazaré da Mata-PE)

Assuero Alves

Assuero em sua gestao criou a Banda jovem da Saboeira e a Big Band , Assuero Alves sempre Amou a Banda Musical Saboeira , foi clarinetista da banda 28 de Junho em condado com 12 anos chegou a reger a Banda 28 de Junho , pois o maestro na epoca nao poderia comparecer na tocata e nenhum musico queria assumir a Banda , com isso Assuero fez sua primeira regencia , personalidade forte tocou por varios anos na Filarmonica 28 de Junho como clarinetista . ao vir para Goiana veio a conhecer e amar a Banda Musical saboeira onde começou tocando clarineto e chegou a ser 1° clarineto sparla da Saboeira mais tarde chegou a tocar tenor na saboeira , em sua propriedade houve um acidente nas alimentações dos animais e chegou a perder parte dos movimentos de seus dedos , entao ficando por uns anos em seu comercio se dedicando totalmente , em uma junta governativa voltou a Banda Musical Saboeira , sendo da Junta  Governativa ficou por varios anos sendo presidente, tesoureiro. diretor e zelador da Saboeira , foi maestro titular e chegou so a se afastar definitivamente em sua doença , Assuero sempre será lembrado por seu amor a Saboeira .

VULCÃO PODE PROVOCAR TSUNAMI QUE ATINGIRIA A PARAIBA

As autoridades de emergência do arquipélago espanhol das Canárias elevaram para vermelho o nível de alerta por risco vulcânico na Zona de La Restinga, na parte oeste da ilha de El Hierro.
A decisão foi confirmada por representantes da segurança e emergência do Governo das Canárias, no último mês de outubro.
Na madrugada da sexta-feira (11), um sismo de magnitude 4,6 na escala Richter, o mais forte desde o início da crise sismovulcânica em julho, foi registrado em El Hierro, ilha do arquipélago das Canárias.
O instituto tecnológico e de energias renováveis de Tenerife revelou que a atividade do vulcão já elevou a temperatura da água no mar de Las Calmas em 11 graus.
A atividade vulcânica pode provocar um tsunami com capacidade de alcançar a Paraíba antes mesmo de atingir Fernando de Noronha.
A onda gigante atingiria, além da Paraíba, os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte em no máximo oito horas.
O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.
Equipes monitoram diariamente a atividade vulcânica, conforme mostra o vídeo abaixo gravado em 8/11/2011:
copie O ENDEREÇO abaixo e cole no youtube para ver o video :
http://www.youtube.com/watch?v=HFaZK6rE2vM&feature=player_embedded

fonte: polemica paraiba

Informativo da Filarmonica 28 de junho


Homenagem dia do musico a Auciran Roque



Ex aluno da Saboeira onde iniciou os primeiros estudos seu primeiro instrumento bombardino , compositor de dobrados onde veio a homenagear seu pai, onde ganhou o 2°  lugar no concurso de dobrados de pernambuco , auciran atualmente militar do 15° Bimtz , recentemente recebeu uma grandiosa homenagem da Banda Musical Saboeira , a Saboeira sempre elevou o engrandecimento valorizando seus musicos , e esta ai mais uma grandiosa homenagem , parabens a todos os musicos da Banda Musical Saboeira .

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Beethoven Cunha

Ex- aluno da Banda Musical Saboeira , teve como iniciação musical aos 12 anos primeiro instrumento saxhorne e logo depois trombone de vara , como aluno destacou em divissões de contratempo , sempre gostou de ouvir as sonoridades principalmente dos passaros da praça do carmo , iniciação musical teve como professores Silvio Americo e Democrito Luiz , mais tarde chegou a ser contra mestre da Banda Musical Curica , sempre destacando  seu  gosto pelas peças , Beethoven hoje conhecido como Maestro Bethoven Cunha hoje cidadão piauense anda pelo mundo mostrando e sendo aplaudido pelas suas composições   ...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Banda Musical 5 de Junho da cidade de Itaquitinga-PE.


Banner da Banda 05 DE JUNHO ITAQUITINGA- PE


Filarmonica 28 de Junho



História e evolução das bandas de música no brasil

A banda de música, assim como o povo brasileiro, apresenta larga diversificação de gênero e de autores, pois se encontra em toda a abrangência do espaço brasileiro. Fenômeno histórico e sociológico tão importante quanto o fenômeno artístico, a banda de música vive hoje, em muitos lugares, em estado de latência. Não deixa, porém, de desempenhar importante papel de mobilizadora da comunidade nos seus momentos mais caros e solenes; de cumprir o papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo; de manter-se como guardiã da tradição musical popular brasileira. A banda de música ainda é a mais antiga e menos estudada instituição ligada à criação e divulgação da música popular. Esse papel de reserva da cultura popular assumiu dimensões históricas a partir do século XVIII com a multiplicação das irmandades cecilianas – de Santa Cecília - às quais os músicos geralmente se filiavam, mantendo forte vínculo com as instituições religiosas. Herdeiras do sistema medieval de organização do trabalho, as irmandades dos músicos reconheciam a categoria e esses trabalhadores puderam expandir suas obrigações além do âmbito da igreja, no sentido social como no artístico, acrescentando, por exemplo, obrigações assistencialistas que resultavam da contribuição de cada um. Era o embrião do mutualismo, o pré­sindicalismo. A pesquisa também revela grandes mudanças na organização das irmandades e das próprias bandas de música na entrada do século XIX, quando à confusa formação de músicos nas milícias e nas igrejas deram-se soluções “modernas”, inspiradas nos modelos europeus. A chegada de D. João com a corte portuguesa, em 1808, propiciou mudanças qualitativas de grande repercussão em todo o Brasil. Data de 27.03.1810 o decreto que mandou estabelecer em cada regimento um corpo de música composto de 12 a 16 executantes. Em 1814 começaram a espalhar-se nos quartéis o ensino e a prática de instrumentos mais atualizados em substituição às antigas bandas, ou ternos e quartetos, de tocadores de charamelas, pífanos, trombetas, caixas e timbales. O grande impulso resultou, portanto do estabelecimento da corte portuguesa no Rio de Janeiro. Mas a banda da brigada real, trazida por D. João em 1808, ainda era arcaica. Em Portugal, a banda de música começou a se modernizar somente em 1814, quando seus soldados regressaram da guerra peninsular trazendo brilhantes bandas de música, em que predominavam executantes contratados espanhóis e alemães. Ernesto Vieira alude ao decreto de 29.10.1814, determinando que houvesse em cada regimento de infantaria uma banda composta de mestre e 11 músicos, todos praças do pré. O modelo português vigoraria no Brasil e está indicado na portaria de 16.12.1815, que recomendou a composição da música de cada regimento de infantaria e batalhão de caçadores: 1 mestre, 1º clarinete; 1 requinta; 2 clarinetes; 2 trompas; 1 clarim; 1 fagote; 1 trombão ou serpentão; 1 bombo e 1 caixa de rufo. Determinou ainda que houvesse 4 aprendizes escolhidos entre os soldados, podendo assim chegar a 16 o número de músicos, mas não mais que isto. A música nas milícias claramente aparecida em bases orgânicas, na metrópole, em 1814, forneceria o modelo para a formação de bandas civis. Daria, inclusive, preponderância ao 1º clarinete, aquele que teria habilitação de mestre. Em Portugal, a história da formação das bandas civis também é obscura. Pedro de Freitas acredita que ela surgiu, pela primeira vez, em 1822, quando o afamado maestro Bomtempo apresentou em Lisboa uma sociedade filarmônica organizada nos moldes da de Londres, fundada em 1812. A novidade teria sua natural repercussão no país. Se isso acontecia tão tardiamente na metrópole portuguesa, claro que no Brasil as coisas se desdobrariam a seu tempo. Na verdade, porém, a banda de música, tal como hoje a conhecemos, é produto do século XIX. Ela só alcançou o padrão moderno na Europa na primeira metade do século XX, quando aperfeiçoamentos substanciais foram introduzidos nas flautas e nos clarinetes. Esses aperfeiçoamentos se devem principalmente ao flautista alemão Theobald Bohm (1794-1881) e ao belga Adolf Sax (1814-1894), criador do saxofone em 1840. Ao contrário das bandas de música das milícias, que deixaram atrás de si pistas abundantes e por vezes minuciosas de sua organização e manutenção, as bandas civis contam a história quase sempre obscura. Nem todos os dicionários e enciclopédias dignam-se de falar dessas corporações. Lembram apenas os conjuntos palacianos, como os da corte francesa, onde teria surgido a denominação “banda”. Mário de Andrade, entre nós, sempre atentos às coisas do povo, verbetizou o termo no Dicionário musical brasileiro, obra póstuma, 1989, pp. 44-45, dando-lhe 2 significados: 1, Conjunto de instrumentos de sopro, acompanhados de percussão; 2. O mesmo que charanga, filarmônica. Abona com eruditas informações. Bandas de fazenda, diz MA, composta de pretos e escravos. “O barão do Bananal com seus crioulos compuseram uma de 24 instrumentistas, me contou o preto velho Manuel”, aquele que lhe dera um documento precioso, o dobrado, Voluntário da Pátria, transcrito no volume Melodias registradas por meios não mecânicos, org. Oneyda Alvarenga, 1946, p.96.
Eduardo Fideles

ANALETO GOIANENSE

No ádito

Um  motivo , principalmente , impele-me ao antecipado inicio desta obra : subtrair à progressiva deterioração , de que se acham ameaçadas, varias peças do meu arquivo.
Deste, fazem parte alguns especimenes interessantes, doados que me foram , que nos originais, já em copias, por pessoas a quem trago, aqui, meu mais sincero testemunho de gratidão . São credores ao meu reconhecimento , além doutras , as seguintes pessoas : drs. Arcebiades Gonçalves , Benigno de Araujo , Otavio Pinto ; srs. Ronald Albertim, Severino Vieira. Otacilio Bilio Leal , Domiciano Lobo , AntonioJosé Bezerra , Ludovico Andrade , Guilherme Fialho , José Mauricio Pires, João de Carvalho L'amor, Manuel Chaves , Manuel Marinho , José Correia Galvão , Methodio Galvão , Isaltino Galvão , José de Moura Correia , srtas. A'urea Galvão  e Adail Pessoa Bastos ; srs. Aercio Amorim, Antonio Gentil Pessoa. Gercino Cardoso, Manuel Simões, João Juvencio Tavares , Manuel José Gonçalves , José Silvio de Oliveira , José Pedro da Cruz , Isidro , Laiete e Severino Gemir. José Amorim , José Viegas, José Tavares da Silva e Hayette Gonçalves.
Aproveito a oportunidade para dirigir aos interessados na continuação do Analeto um apelo, no sentido de me facilitarem, para transcrição, o emprestimo de quaisquer escritos interessantes. O material de que já disponho, julgo poder comportar uma seriação em mais quatro volumes a este semelhantes.
Em vista das especiais circunstancias sob as quais vai sendo elaborado, não pode o presente trabalho, apresentar melhor ou mais perfeito método.
Outrossim levando em consideração o fato de ser a escrita, apenas , uma representação da linguagem falada , e como nao pretendo fazer obra de interesse linguistico ou arqueológico, tomo a liberdade para , salvo algumas excessões, atualizar a grafia dos textos .
Divulgar entre os nossos as nossas coisas, eis meu fito exclusivo; pouco me preocupando , em tal empenho,-canseiras, sacrificios, e mesmo criticas ...


                                                                                                                             O AUTOR
Pagina 03 do livro ANALECTO GOIANENSE TOMO I  ( MARIO SANTIAGO) EDITORADO EM , AGOSTO DE 1946.

casamento de Antonio Carlos da sec. de Turismo



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

dia dos musicos 22 de novembro de 2011




Na madrugada do dia 22 de novembro em homenagem ao diado musico sairam em cortejo um grupo de musicos pelas principais ruas da cidade , Italo pay e a associação dos musicos de goiana sempre nesta data comemora o dia do musico...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comemoração do 18° aniversario do Colegio Joao Batista ( Goiana- PE)








O Colegio São João Batista completou 18 anos hoje dia 18 de Novembro de 2011 , na comemoração teve  um desfile pelas principais ruas da cidade onde contou com todo o efetivo da Escola , em destaque a Banda Fanfarra Dayanne Stefanny Banda Marcial da Propria Escola .