sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Banda Musical Tropicana

e fato a Banda Musical Tropicana é a terceira força de Goiana ,neste Carnaval ira abrilhantar o Carnavsl como a Banda Musical Saboeira e a Curica . neste ano de 2011 ,promete fazer a diferença e mostrar a Goiana que , o profissionalismo nao e fato realmente faz a diferença..

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

começa aqui a historia das bandas de goiana Euterpe de pontas de pedras

retirado do livro de Mario Santiago ( ALvaro Alvin ) autor do hino de Goiana Elementos para a Historia ano de 1949 , patrocinado pelaprefeitura de Goiana Pernambuco:
Banda Musical EUTERPE ( Pontas de Pedras )
Conta João Francisco Lemos ,natural de Pontas de Pedra, neste municipio ,que em 1882,quando seguiu dali para o Recife,contando com seu decimo ano de idade, ja deixara funcionando naquela povoação a banda Musical Euterpe , sendo seu presidente Um tal de DEMETRIO,não sabendo informar, porém , o numero de músicos de que a mesma se copunha. conta ainda que a referida Banda usava fardamento preto,e se extinguiu no ano de 1890.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bloco do Queijo Com a Principal Orquestra de frevo de Goiana


foi uma multidão....

tropicana com super repertorio o povo gosta de que é bom ,o povo nao gosta de passado historia se faz o que se inventa e estória ....

PONTAS DE PEDRAS ( BLOCO DO QUEIJO)

A orquestra da Banda Tropicana estará hoje em Pontas de Pedras , para abrilhantar o arrastão de um dos blocos mais famoso de pontas de pedras ,o Bloco do queijo que sairá as 15:00 horas do dia 23 de janeiro de 2011 no clube cheguei tarde , a orquestra contará com apoio de carro de som , e um efetivo nunca visto no bloco 16 musicos , vamos com tudo .

sábado, 22 de janeiro de 2011


quinta-feira, 20 de maio de 2010
Pequeno Histórico da Banda












Nascida no antigo arraial de São Caetano, que no ano de 1943 mudou de nome em Homenagem ao antigo sacerdote da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor José Silvério Horta, a Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta foi reconhecida como a quarta Banda de Música mais antiga do Brasil e a terceira Banda de Minas Gerais, conforme o registro fornecido pela FUNARTE. A descoberta de partituras e registros da banda de música num sobrado onde no passado funcionou a casa paroquial e sede da banda revela que nos seus 173 anos de vida ininterrupta da corporação foram formadas várias gerações de músicos e compositores que deixaram seu talento registrado nas partituras que compõe seu acervo. Fundada em 07 de abril de 1836, a Sociedade Musical São Caetano possui atualmente 42 componentes, em sua maioria jovens com menos de 18 anos que durante os ensaios dedicam – se ao aprendizado e ao exercício da arte musical.
A Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta (S.M.S.C.) é mais antiga Banda de Música da Região dos Inconfidentes e da Cidade de Mariana, cidade esta, situada a 120km de Belo Horizonte, entre as montanhas ricas em minério de ferro, sendo a primeira Vila, Cidade e Capital do Estado de Minas Gerais, Primaz das Gerais.
Seu registro oficial porem só aconteceu em 30 de novembro de 1957, no Cartório do 1º Oficio de Notas.
Tão querida pelos habitantes da cidade a S.M.S.C. sempre esteve e continuará a estar presente nas principais comemorações e eventos do município, como: a festa de São Caetano, padroeiro da S.M.S.C. e do município, e assim por diante, nas demais cidade onde é convidada a abrilhantar apresentações artísticas, civis e militares.
Não se pode deixar de mencionar a sua participação em todas as procissões da semana santa, onde ela pouco aparece, mas sua participação é capaz de arrancar lágrimas dos fiéis.
Devido à falta de apoio e recursos a S.M.S.C. só conseguiu sua sede no final da década de 70 do século XX, porque antes os ensaios eram feitos num terreno cedido pela paróquia na praça principal do distrito de Monsenhor Horta.
Um grande trunfo da S.M.S.C. foi sempre contar com regentes capacitados, e dedicados ao crescimento da S.M.S.C., sempre filhos da terra, terra esta que é chamada por todos da Cidade de “Terra da Música”, de onde se surgiu grandes músicos e musicistas, de Banda de Policia Militar e do Exército.
No final do século XX e inicio do século XXI deu-se inicio a reformulação da instituição, deixando-se um pouco do tradicionalismo, mantendo porém as suas bases e agregando novo repertório, para assim agradar ao público de todas as idades, e é contagiante o entusiasmo de todos os amantes da musica instrumental.
O repertório vai desde os antigos dobrados e marchas até compositores clássicos (eruditos) como Mozart, Antônio Carlos Gomes, Bizet e principalmente Heitor Vila Lobos, o popular “Tuhu”, assim conhecido entre os amigos. Mas não pára por aí, porque está inserido no repertório também ritmos como samba, rock, bolero, etc.
A S.M.S.C. luta e lutará sempre pela sua manutenção e por isso precisa de apoio e confiança daqueles que prezam pela cultura do município.
Anualmente a S.M.S.C. realiza pela passagem do seu aniversário um concerto com repertório variado, de modo a agradar a todos os presentes que prestigiam suas apresentações, e um Encontro de Bandas tradicionais do Estado. Esse presente que a “Grande Aniversariante” dá ao público ocorre no mês de Abril, sempre no sábado à noite e no domingo à tarde, anterior ou posterior imediato ao dia 07, dia do seu aniversário. Sempre com entrada franca, em espaços da própria Comunidade nas pracinhas. Presenteando o público, recebe como presente calorosos aplausos e carinho dos espectadores. Essa interação entre a Banda e o público é o ponto mais comovente desses maravilhosos encontros.
A S.M.S.C. realiza em média todos os anos 80 apresentações, na cidade e região e estados da Federação, dentre essas o Estado de São Paulo convidada pelo Governo Federal para representar as Instituições Culturais no Grande Salão Roteiros do Brasil no ano de 2008.


fonte http://www.bandasaocaetanomh.blogspot.com/

Mais uma Banda Antiga


www.bandasaocaetanomh.blogspot.com

A Sociedade Musical São Caetano, fundada em 07 de abril de 1836 (Quarta banda mais antiga do Brasil, terceira mais antiga de Minas e a primeira da região dos Inconfidentes, cadastrada na FUNARTE), desenvolve o ensino gradativo e gratuito na comunidade e difundi a arte por meio da música. Além disso, apresenta-se em solenidades cívicas e religiosas, e abrilhanta as atividades culturais no Distrito de Monsenhor Horta, bem como nas regiões onde é convidada.
A sociedade conta hoje com um efetivo de 45 músicos e 23 aprendizes, sendo o músico mais novo com 10 anos e o mais velho com 67 anos de idade.
Durante o ano de 2005, criou o projeto “Música na Escola”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana. O projeto atende a sessenta crianças com idades de 06 a 14 anos de idade.

FOTO Banda Tropicana Ano 2010 (RETRETA)

Festa de Santo Amaro Pontas de Pedras ano 2010

foto daeuterpe

Banda Musical Euterpe fundada em 1825

descoberta outra banda mais antiga que a Curica de Goiana

Os 184 anos da Euterpe, banda mais antiga do Brasil e quarta da América
23/08/2009 - 12h47 (Ocimar Barbosa)
Imagem(s): arquivo
Envie esta Notícia para um Amigo

Espalhando lirismo pelo ar, Corporação Musical Euterpe, a banda de música mais antiga do Brasil, representa um símbolo vivo da tradição de seu povo. É lembrada sempre como a mensageira da poesia do lugar onde nasceu, por meio de retretas na praça ou no caminhar garboso de seus músicos pelas ruas da “Princesa do Norte”.

A corporação musical que é a mais antiga do Brasil em atividade e a quarta da América, continua despertando o interesse das novas gerações para a prática da música de qualidade e esse poder de rejuvenescimento é o segredo de sua longevidade.

É atribuída ao Maestro João Batista de Oliveira, conhecido por João Pimenta no dia 22 de agosto de 1825 a fundação da Euterpe, banda de música que se mantém acesa, nobre, fascinante e jovem.

Passou por vários momentos de reestruturação, com Joaquim Gomes de Araújo (avô do maestro João Gomes de Araújo) em 1848. Mais tarde, Américo José de Farias, e depois João Antonio Romão também tiveram presenças significativas na história da Euterpe (do grego, deusa da música).

Em 1948, Leão Borges (médico e capitão do Exército) reanimou os músicos ao doar novos uniformes e novos instrumentos. Em 1954, o major Mário Agnelo Lacerda (tenente na época) deu uma nova dinâmica à corporação.

Uma história invejável

A história é rica de grandes e gloriosos momentos. A Euterpe já tocou no Rio de Janeiro a convite do Imperador do Brasil D. Pedro II e para o então governador Jânio Quadros em 1958.
Participou de um dos mais famoso programas de rádio que existiu, o “Lira de Xopotó”, da extinta Rádio Nacional que tinha a sede na cidade do Rio de Janeiro, essa apresentação memorável foi no dia 7 de março de 1964.
Para manter-se jovem e atraente aos novos músicos, o repertório é atualizado e adequado para seu tempo com os tradicionais dobrados, o maxixe, samba e outros ritmos da atualidade.
Enquanto muitas bandas morreram, a Euterpe luta para manter-se viva. Pela história que tem pra contar, sua existência é fundamental porque documentou boa parte da história e cultura de Pindamonhangaba e do Brasil

Luta pela sobrevivência

Sendo a Corporação Musical Euterpe declarada de utilidade pública em 1958, pelo então Governador Jânio Quadros, e incluída como acervo histórico do município em 1990 (lei orgânica municipal), seria redundante afirmar que a Euterpe tem que sobreviver. Isso é fato! Missão deixada por antepassados para que as gerações futuras tenham também um comprometimento com a banda que já tocou para barões e viscondes, governadores, e até imperadores.
Qual outra entidade pode ostentar tantas primazias?

E para continuar sempre jovem, atualizada, dinâmica, sobeja e orgulhosa de sua rica história, a banda conta com a união de esforços de todos os segmentos da sociedade.
A Euterpe não pode mais passar por situações constrangedoras como a de não ter recursos para a renovação de instrumentos, para troca de indumentária ou falta de transporte para apresentações em outras localidades

O “Projeto Orfeu, uma semente para o futuro”, poderá garantir a sobrevivência da entidade, enquanto promove a inclusão social. Preparada como signatária para receber seus alunos e desenvolver-lhes o sentimento de cidadania, civismo e amor pela música, a Euterpe tem condições de continuar desafiando o tempo e preenchendo os ares com suas maviosas melodias.

Projetos sociais futuros

A Corporação Musical Euterpe tem acalentado vários projetos sociais, dentre eles, o “Projeto Orfeu, uma semente par ao futuro”. A atual diretoria da Euterpe acredita piamente que um patrimônio como esse que representa a quase bi-centenária corporação, necessita de constante oxigenação.
Alem disso, é possível um trabalho paralelo com as comunidades, fazendo com que a criança ou o jovem sinta prazer em aprender música de qualidade, ficando assim distante do submundo que representa hoje a vida nos bairros

Pensando assim, um ideal da diretoria da Euterpe tem como meta trazer para o convívio da música as crianças e adolescentes que residem em bairros de periferia, ou ainda absorver jovens músicos que se desenvolveram no Projeto Guri, mas que agora não encontram locais e oportunidades para darem continuidade a um aprendizado.

O projeto já é desenvolvido em parte com o curso básico de teoria musical, mas essa iniciativa esbarra na falta de uma sede com espaço maior, o que impede que se trabalhe com um número grande de aprendizes.

A solenidade de comemoração dos 184 anos da Corporação Musical Euterpe aconteceu na noite de ontem, 22 de agosto, nas dependências da Prefeitura de Pindamonhangaba.

fonte site ; http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=16858&cod=2

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

que historia e essa da Curica ser a mais antiga do Brasil

Filarmônica N.Srª da Conceição - A mais antiga Instituição Musical do Brasil
Histórico da Filarmônica N.Srª da Conceição
(A mais Antiga Instituição Musical do Brasil Fundada no Séc. XVIII)
“A Filarmônica NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, desdobramento da agremiação musical instituída no meado do século XVIII, orquestra sacra, instrumental e coral, em a Igreja Matriz da Freguesia e Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana da Capitania de Sergipe Del Rei, pelo Vigário licenciado Francisco da Silva Lôbo(1745-68), destinada principalmente aos atos religiosos, sendo que dela, para sua maior glória, fez parte, como cantor e flautista, o então professor de latinidade Tobias Barreto de Meneses(1857-59); orquestra transformada, em fevereiro de 1879, pelo professor executante e componista Ten. Samuel Pereira de Almeida, dotada com a respectiva pancadaria, em "PHILARMÔNICA EUPHROSINA" e da qual fizeram parte o notável brasileiro Gen. José Calasans e o grande político sergipano Cel. José Sebrão de Carvalho como instrumentista; Banda musical que, a 31 de Outubro de 1897, pelo maestro e compositor Francisco Alves de Carvalho Júnior, foi mudada a onomástica para "PHILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO", conjunto musical mais antigo do Brasil, fundado a mais de dois séculos, funcionando sem descontinuidade em sua vida jurídica e social, contribuindo, destarte, para a educação artística musical da mocidade terrantês de várias gerações, das quais foi expoente máximo o compositor José Ademar de Carvalho, o ‘Cisne de Itabaiana’ ”.
"Sebrão Sobrinho"
“É este o real histórico da bi-secular que emerge agora das limitações provincianas para galgar o seu espaço de destaque. É o reflexo do espírito dinâmico da sua atual diretoria e músicos, mostrando que Itabaiana não é forte apenas política e economicamente , mas um celeiro de grandes músicos da inspiração de Jorge Americano Rêgo, ex-regente da banda do 28º BC e pai do notável Luiz Americano; de José Ademar de Carvalho; de José Olyntho de Oliveira ( Zezé da Requinta ), ex-músico do 28º BC; de Antônio Joaquim da Silva; de João de Matos; de Antônio Melo e de tantos outros que contribuíram para aviventar a consciência cívica deste Estado e também para despertar nesta atual geração esse momento de civismo e sensibilidade para a juventude de Itabaiana, que tem a sua disposição uma Escola de Música que conta atualmente com 60 alunos, que recebem aulas teóricas e práticas. A Filarmônica tem na sua sede para visita e pesquisa dos estudantes o “Museu da Música de Itabaiana”, onde todos têm acesso a toda história musical do município refletida no Estado e no país. Conta atualmente com 45 músicos. Estes também compõe três quintetos: Metais, Madeiras e Sax. Funciona uma banda jovem com trinta componentes oriundos da formação da escola de música.
Com todo progresso musical da instituição, inicia-se o projeto de instalação da orquestra sinfônica de Itabaiana (2004) visando ampliar o aspecto cultural do município, honrando assim suas tradições de 260 anos de história.
“Este é o objetivo do trabalho desta instituição filantrópica para a sociedade, a qual dá oportunidades aos jovens de aprender tão nobre arte afim de que exerçam a cidadania.”
Valtenio Alves de Souza - Maestro

Histórico da Banda Juvenil da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Com a evolução dos alunos da iniciação musical da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, foi criada, em 2003, a Banda Juvenil, com o objetivo de oferecer prática instrumental aos alunos. Desde então, a Banda vem revelando novos talentos para compor a Filarmônica em todos os seus naipes. A Banda Juvenil faz apresentações diversas na cidade e no estado, mostrando o trabalho sério da mais antiga instituição musical do Brasil, que mantém 150 alunos distribuídos na Orquestra Sinfônica, na Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, na Banda Juvenil e nos quintetos ( metais, madeiras, percussão e saxofones).
A instituição proporciona aos jovens itabaianenses, de faixa etária entre 10 e 25 anos, uma cultura musical de mais de dois séculos, dando continuidade ao patrimônio musical e cultural de nossa cidade.

Coral Sinfônico "Maria da Conceição"
Criado em agosto de 2005, como parte integrante do projeto de ampliação das atividades da filarmônica nossa senhora da conceição, inciado em 2004, com a formação do núcleo de estudo de instrumentos de cordas e da orquestra sinfônica de Itabaiana.
O coral recebe o nome da professora Maria da conceição (Maria Pereira), uma homenagem prestada à ilustre Itabaianense que, por tantas gerações, soube, como poucos, conduzir os rumos da mais importante instituição de ensino do município, o colégio estadual Murilo Braga.
Iniciou seus primeiros ensaios sob a regência do professor Jorge passos, continuados com o maestro Ion Bressan, teve sua primeira apresentação no dia 18/12/2005, na igreja matriz de santo Antônio e almas de itabaiana, juntamente com a orquestra sinfônica de itabaiana. Atualmente é regido pelos maestros Daniel freire e Ezequiel oliveira.

Histórico da Orquestra Sinfônica de Itabaiana
Quando a música vivia seu período clássico, principalmente com Haydn, Mozart e Beethoven em Viena aqui na Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas, o padre Francisco da Silva Lôbo iniciava sua orquestra sacra em 1745. Para orgulho de Itabaiana fizera parte como cantor e flautista o grande jurista Tobias Barreto de Menezes. A orquestra foi transformada em Filarmônica Euphrosina, por Samuel Pereira de Almeida em 1879 , e em Filarmônica N.S. da Conceição por Francisco Alves de Carvalho Júnior em 1897 até os dias atuais. Graças ao progresso musical da instituição veio a idéia da Orquestra Sinfônica de Itabaiana com o início das aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo a partir de outubro de 2004 com o Maestro Gladson de Carvalho, em 2005 com o Maestro Ion Bressan e os professores Luiz Fernando Cadorin, Alba Christina Bomfim e Ana Ghita cedido pelo ilustre Secretário da Cultura do Estado de Sergipe o Itabaianense Dr. José Carlos Teixeira . Graças ao somatório de esforços: Diretoria, Músicos, Maestros e Prefeitura Municipal de Itabaiana é que estamos a presenciar este momento ímpar na vida cultural de Itabaiana, fruto de um trabalho de base de todos os alunos da Filarmônica, revelados com seu trabalho de iniciação para tornar uma realidade promissora, tirando crianças e adolescentes do ócio para uma vida digna, com perspectivas profissionais e destacando a força de Itabaiana no campo cultural.

FONTE: Site da Filarmônica Nossa Sra. da Conceição.

A banda Musical Saboeira teve varias personalidades politicas ligada a ela Dr. Osvaldo Rabelo sempre apoiou a Banda , sempre se dirigiu a ela como "MINHA QUERIDA SABOEIRA " . A Saboeira tinha como festas tradicionais na cidade a festa do padroeiro de Goiana ( São Pedro) , a Festa de Nossa Senhora da Conceição ,e a festa de Nossa Senhora do Carmo .

Partidos politicos X Bandas

A Banda Musical Saboeira Foi criada com finalidades politicas ela era filiada ao partido Liberal que era contra o rei na epoca do imperialismo , ja a curica era filiada ao partido conservador...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A facada Rivalidades Curica X Saboeira

Por volta de 1950 as Bandas Musicais continuavam ainda no sangue quente do partidarismo , os Maestros das tradicionais bandas Curica X Saboeira , eram muitos tradicionalistas e vaidosos , sempre querendo ser o melhor , nesta epoca os maestros da Banda Musical Saboeira era Maestro Araujo e o da Curica era o Maestro Diogenes , era muito forte a rivalidade em uma certa ocasiao o maestro da Curica ( Diogenes ) , fez uma valsa com um titulo ao fugir do luar , para apresentar em uma retreta na festa da conceição , o Maestro Araujo soube da criação dessa valsa então intitulou outra valsa de sua criação o luar fugiu , o maestro da Saboeira Maestro Araujo ficou meio embravecido e denominou um apelido ao maestro diogenes por ele ser de cor negra colocou-le  o nome de macaco onde ele proferiu uma carta em outra ocasiao  defamando a familia do maestro Diogenes , em seguida veio a resposta atraves de versos : sinhar mariquinha , so aprendeu a rinchar ,por ter um olho cego , so sabe mamar , quando pega o a batuta que  animal esquizito , balançando o braço parece o maldito ... entao foi aumentando cada vez mais essas disputa ao chegar ao ponto que , o maestro Diogenes ao passar pela casa do Maestro Araujo , vendo a esposa dele com uma criança no braço fez a seguinte pergunta : Galo cego faz Pintinho : Galo cego seria um apelido que Diogenes colocou em Araujo por conta do mesmo ter colocado o apelido nele de macaquinho , e por Araujo ter um poblema ocular , quando Araujo chega em casa sua esposa conta o fato , Araujo vai ao encontro de Diogenes com um punhal onde ao encontra-lo jogou um chapeu nele ao defender esse chapeu Araujo deu um golpe de 15 cm na barriga do maestro da Curica , ainda foi socorrido para o hospital local mais por conta do ferimento dois meses apois morreu , O maestro Araujo foi preso 4 anos apois foi solto atraves dos esforços da Diretoria da Saboeira , ao sair da prissao os musicos levaram ele nas costas como se ele fosse um heroi nacional , e onde passava pela porta de um musico soltava fogos , querendo ou nao a rivalidade ate hoje continua , pois Saboeira sera sempre Saboeira e Curica sera sempre Curica .

Banda Musical Saboeira

A Banda Musical Saboeira , sempre fez historia aqui em Goiana no passado foi considerada a Banda Dos Homens brancos , so fazia parte da Saboeira quem era branco ,graças aos musicos desta  grandiosa Banda Musical , a Saboeira tem um patrimonio invejavel a muitas bandas , a Banda Musical Saboeira ja teve diversas vezes suas atividades interrompidas pois nao e a segunda banda mais antiga do estado em atividades , sua fundação segundo o livro de Alvaro Alvim , analeto goianense 1948 diz que a Banda Musical Saboeira foi fundada em 1855 , segundo alguns musicos que ja se foram ,diz que atraves do presidente da Saboeira que era Prefeito na epóca conseguiu atraves de seus poderes politicos inverter a historia da saboeira e sua data para 1849 , outros contam que a Banda Musical Curica em 1848 fez uma festa muito grandiosa e a Curica que apoiava o governo oposicionista da epoca que era Dr. Benigno conseguiu trazer na epoca muitas bandas militares , e o Dr. Benigno para nao ficar por baixo inverteu a data da fundação da Saboeira para 1848 , para que em 1949 no ano seguinte conseguisse fazer uma festa melhor e ganhar votos nisso , no outro ano com um falso centenario o Dr. Benigno trouxe o Governador do Estado e terminou a bafando com a festa da Curica , Pois o Governador ainda nao tinha vindo a Goiana .

Banda Musical Tropicana

Fundada em 1997 , a Banda Musical Tropicana sempre esteve presente em diversas atividades , como carnaval , procissões , retretas etc.. fundada por Silvio Americo (MAESTRO), hoje conta com um efetivo de 23 musicos, e uma escola de musica com 26 Alunos , em festividades tradicionais aqui em Goiana Pernambuco ja fez as tradicionais festas de nossa Senhora do Ó na Praia de Pontas de Pedras , e a Festa de São Lourenço no Distrito de São Lourenço em Goiana , a Banda Musical Tropicana se mantem hoje Graças ao apoio de seus musicos e dirigentes .