sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encontro de Bandas Filarmônicas reuniu público de todas as idades em Gameleira

Na maior parte das regiões de Pernambuco as filarmônicas são consideradas verdadeiras instituições musicais das cidades. Formadas geralmente por alunos de escolas de música, estas bandas cumprem o papel de manter viva uma tradição secular. Para comemorar a importância desses grupos e divulgar o trabalhos dos maestros e jovens que compõem as bandas, a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul promoveu na noite dessa quinta (20) o Encontro de Bandas Filarmônicas. Realizado na cidade de Gameleira, o evento contou com a participação da Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi e da Banda Musical Ipiranga, que se apresentaram na Praça da Igreja Matriz da cidade.

Natural da cidade de Joaquim Nabuco, a Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi abriu a noite com um repertório formado por clássicos de gêneros diversos, como frevo, MPB e ritmos latinos. Sob a batuta do Maestro Riva, os 40 integrantes do grupo apresentaram números que emocionaram o público presente, formado em grande parte por famílias da cidade. "É uma satisfação ver o talento desses meninos tocando tantas coisas belas. Hoje fiz questão de deixar a novela de lado e trazer meus filhos para assistir essa apresentação", confessou a dona de casa, Maria dos Santos. 

A Banda de Música Poeta Manuel Bemtevi, que se tornou um Ponto de Cultura há pouco mais de um ano, tem entre seus integrantes jovens como Camila Santana, 13 anos. A garota participa da banda desde os oito e considera fundamental a educação musical recebida ao longo desse período. "Fazer parte da banda ajudou a ter mais responsabilidade, fazendo uma coisa que gosto. Tenho amor pela música, por vários estilos como o clássico e os ritmos nordestinos. Infelizmente não são todos que valorizam nosso trabalho, mas o importante é que existem eventos como este para ajudar na divulgação da nossa música", comentou. 

"Este festival, além de servir para a divulgação do nosso trabalho, é muito importante também porque promove o intercâmbio dos nossos músicos com os integrantes de bandas de outras cidades", destacou o Maestro Riva, responsável pela banda há cinco anos.

A segunda atração do encontro venho do município de Xexéu. Regida pelo maestro Laudemir de Souza, Banda Musical Ipiranga trouxe 50 integrantes para a apresentação em Gameleira. Criada em 1956, o grupo executou clássicos de Luiz Gonazaga e frevos tradicionais, como o hino do Clube Vassourinhas. "Trabalhamos com um processo rotativo de formação de músicos. Nosso maior objetivo é oferecer aos jovens uma alternativa de ocupação saudável, que desperte o amor dessa garotada pela música", disse o maestro. 



fonte :  http://www.fundarpe.pe.gov.br/encontro-de-bandas-filarmonicas-reuniu-publico-de-todas-as-idades-em-gameleira


Nenhum comentário:

Postar um comentário