terça-feira, 18 de outubro de 2011

Marchas de Procissão

Com certeza, a marcha de procissão é um gênero derivado dos dobrados. É para tanto que alguns historiadores, ao detalhar algumas obras desse gênero, dizem que pode ser considerado um dobrado. Por seguir uma estrutura bem similar a do dobrado, a marcha “Republicana” de Tonhéca Dantas é uma das mais citadas no gênero. (http://www.4shared.com/audio/0lERpX1t/republicana_-__tonheca_dantas_.htm).
Na centenária Filarmônica 28 de Junho, o arquivo de marchas de procissão é moderado, eu venho restaurando algumas. Mas neste tópico eu queria comentar com alguns músicos desta comunidade sobre esse tipo de repertório e sobre alguns autores:
-Tonheca Dantas: entre outras, ele compôs duas marchas de procissão que aqui quero destacar: Republicana (que brevemente irei disponibilizar) e Força Pública (quem quiser já pode solicitar em meu email).

-Vandivel Amaral: Para mim o mais célebre compositor do gênero que já escutei. Suas obras são de um toque melódico belíssimo, as modulações são sempre presentes, pelo menos nas que já escutei. Vou citar algumas, com o destaque para “Luz do Oriente” (para mim a mais bela), ela foi gravada pela Banda de Música do Comando Militar do Nordeste. Ela está disponível no 4shared (http://www.4shared.com/audio/-cg0K8hj/luz_do_oriente_-__vandivel_ama.htm). Inclusive na pasta do Só Dobrados. Eu estou restaurando esta obra e além dela quero citar algumas: O nazareno (pronta para envio em *.sib), A Virgem das Montanhas e Santo Antônio de Pádua.


postado na comunidade por Emamoel trompetista da Filarmonica 28 de Junho ( Condado )

Nenhum comentário:

Postar um comentário