sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Historico Da Banda Musical são Cetano

A Sociedade Musical São Caetano, fundada em 07 de abril de 1836 (Quarta banda mais antiga do Brasil, terceira mais antiga de Minas e a primeira da região dos Inconfidentes, cadastrada na FUNARTE), desenvolve o ensino gradativo e gratuito na comunidade e difundi a arte por meio da música. Além disso, apresenta-se em solenidades cívicas e religiosas, e abrilhanta as atividades culturais no Distrito de Monsenhor Horta, bem como nas regiões onde é convidada.
Foram seus fundadores, os senhores: Filomeno Ramos Vidal, Antônio Sabino, Padre Antônio Filomeno, Feliciano Ramos e Joaquim Madaleno. Durante o longo período de 137 anos, a Sociedade Musical teve vários mestres e diretores tais como: o Sr. Antônio Gomes Vidal, Sr Caetano Ramos, Sr. Augusto Saturino de Oliveira (o mestre Zappi) e o Sr. Ermelindo Oliveira Moraes.
Em 12 de novembro de 1973 a Sociedade foi reconhecida em Assembléia Geral de Utilidade Pública. Desde sua fundação ela funcionou nas casas instaladas na Rua dos Mussuns à Rua Praça, ambas cedidas pelos Senhores Ermelindo Oliveira Moraes e Júlio Bertoldo, respectivamente. Em 1949, o presidente, Sr. João Nepomuceno sem visar lucros, doou parte de sua propriedade para construção de uma sede na Rua Santo Antônio, nº 40. Após seu falecimento em 1986, ficou o Sr. Eli dos Santos como presidente. Em 1990 foram eleitos o Sr. Agostinho Nelson Cardoso como presidente e Sr. Augusto Ribeiro como maestro.
A sede instalada a Rua Santo Antônio foi vendida e por intermédio do Padre Marcelo Moreira Santiago e Padre Carlos Alberto de Oliveira, a Diocese de Mariana doou um terreno ao lado da casa paroquial – Rua Benigno Ildefonso Corrêa, nº 35, onde até hoje, está a sede na sociedade musical. Em abril de 1998, foi eleita a presidente, Maria Guadalupe da Paixão, a qual permaneceu por dois mandatos. Em 2005 formou-se a nova diretoria, que tem como presidente o Sr. Djalma Silva Pinheiro, e como maestro o Sr. Gilsiney de Paula.
A sociedade conta hoje com um efetivo de 45 músicos e 23 aprendizes, sendo o músico mais novo com 10 anos e o mais velho com 67 anos de idade. Durante o ano de 2005, criou o projeto “Música na Escola”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana. O projeto atende a sessenta crianças com idades entre 06 a 14 anos.

Fonte : http://sociedademusicalsaocaetano.blogspot.com/p/historico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário