sábado, 15 de outubro de 2011

FORMAÇÃO DE MÚSICOS E MERCADO DE TRABALHO POR REGIÃO

Região Norte

2,2% dos músicos entrevistados nasceram na região norte do país e 1,6% iniciaram seus estudos lá. O que sugere as outras regiões como musicalizadoras desta. 2% residem e 1,8% trabalham na região. Isso pode significar que os músicos da região norte estão sendo hospedados e empregados pelas demais.

Acre

0,1% dos músicos nasceram e tiveram sua inicialização musical no Acre. Esta também é a porcentagem dos músicos que lá trabalham. No entanto 0,3% residem atualmente no estado. Isso sugere que dois terços dos músicos do Acre não trabalham e vieram provavelmente de outro estado.

Amazonas

Cerca de 0,2 % dos músicos, nasceram no estado do Amazonas. O percentual dobra quando nos referimos à inicialização musical, 0,4%. 0,3% dos músicos residem no estado e 0,2% trabalham lá. O sugerido pelos dados é que o estado consegue empregar os músicos nativos, além disso, musicaliza pessoas de outros estados.

Amapá

0,1% dos entrevistados declararam ter nascido e iniciado sua musicalização no Amapá. Este número também coincide com o percentual dos músicos que lá trabalham. O curioso é que o percentual de músicos que possuem residência neste estado não chega a 0,1%, o que deixa margem para pesquisas sobre a natureza do trabalho realizado pelos músicos no estado ou suas condições de alojamento.

Pará

1% dos músicos nasceram no Pará. Destes apenas 0,9% iniciaram seus estudos no estado. Embora 1,1% dos músicos residam neste estado, apenas 0,7% trabalham nele.

Rondônia

0,5% nasceram no estado. 0,1% iniciaram seus estudos lá. 0,3% residem lá e 0,4% trabalham.

Roraima

O percentual de músicos que nasceram e que trabalham em Roraima é de 0,1% sendo que o percentual de músicos que iniciaram seus estudos no estado e que lá residem não chega a 0,1%.

Tocantins
0,2% dos músicos nasceram neste estado. 0,2% trabalham lá. No entanto, o número de músicos que residem e que iniciaram seus estudos neste estado não chega a 0,1%.

Região Nordeste

18,2% dos músicos entrevistados nasceram no nordeste brasileiro e 15,5% iniciaram seus estudos musicais na região. Isso sugere que os músicos nordestinos estão sendo musicalizados pelas outras regiões. 15,3% dos músicos residem no nordeste e 17,2% lá trabalham o que sugere que os músicos do nordeste brasileiro estão sendo hospedados e empregados por outras regiões.

Alagoas

1% dos músicos do país nasceram em Alagoas, no entanto, apenas 0,9% tiveram sua inicialização musical no estado. 0,9% é também a porcentagem de músicos que residem em Alagoas atualmente. No entanto, o percentual de músicos que trabalham lá é de 0,7%. Estas informações sugerem que o estado, vêm perdendo músicos para outros.

Bahia

Cerca de 4,6% dos músicos entrevistados nasceram na Bahia, sendo que 3,3% iniciaram seus estudos neste estado. Esta constatação sugere que parte dos músicos baianos foram musicalizado sem outros estados. Atualmente, 4,3% trabalham lá sendo que apenas 3,2% residem na Bahia. A pesquisa sugere que os músicos baianos têm sido empregados por outros estados.

Ceará

Cerca de 2,7% dos músicos brasileiros nasceram no Ceará. 2% tiveram sua iniciação musical neste estado. 1,9% residem lá e 2,4% trabalham no Ceará. Isso pode ser indício de que uma parcela de músicos cearenses estejam sendo músicalizados, hospedados e empregados por outros estados.

Maranhão

Dos músicos entrevistados, 0,5% nasceram e iniciaram seus estudos musicais no maranhão. 0,4% residem no estado e 0,6% apenas trabalham lá. Sugere que o Maranhão tem empregado músicos de outros estados e que, no entanto, que os músicos do estado tem sido hospedados por outros.

Paraíba

1,9% dos músicos são paraibanos. 2,9 é o percentual de músicos que iniciaram seus estudos e residem no estado. 2,3% dos músicos trabalham lá.

Pernambuco

3,2% dos músicos são naturais do Pernambuco. 2,5% iniciaram seus estudos musicais nele, 2,7% residem no estado e 3,1% trabalham lá.

Piauí
1,2% dos músicos nasceram no Piauí. 0,6% foram musicalizados no estado. 0,6% residem lá e 1,1% trabalham lá.

Rio Grande do Norte
2,2% dos músicos nasceram lá. 1,8% dos músicos iniciaram seus estudos musicais lá. 1,9% residem e 1,8% trabalham.

Sergipe
0,9% dos músicos nasceram em Sergipe. 1% foram musicalizados lá. 0,8% residem e 0,9% trabalham no estado.

Região Centro-oeste

4,3% dos músicos brasileiros nasceram na região centro-oeste do país. 5,1% dos músicos tiveram sua iniciação musical na região. 5,2% residem e 5% trabalham lá. Esta constatação sugere que esta região está musicalizando e empregando músicos de outras regiões além de estar oferecendo para estes, moradia.

Distrito Federal

Cerca de 1,7% dos músicos brasileiros são naturais do Distrito Federal. 2,2% dos músicos brasileiros tiveram sua iniciação musical neste estado. Esta diferença pode ser indício de que o Distrito Federal não apenas consegue musicalizar os seus, mas também oferece musicalização para pessoas de outros lugares. 2% dos músicos trabalham no Distrito Federal e 2,3% residem lá. O que indica que o Distrito Federal tem oferecido moradia e emprego para músicos de outras localidades.

Goiás

O estado de Goiás possui uma porcentagem estável entre os músicos que nasceram, iniciaram seus estudos musicais, que hoje residem no estado e que lá trabalham. Isso sugere certa auto-suficiência no aspecto produção musical. A porcentagem é de 0,8%.

Mato Grosso

Dos 1,1% dos músicos que trabalham no Mato Grosso, 0,8 são naturais do estado e 0,6% tiveram sua iniciação musical lá. 0,6% também é o percentual dos músicos de lá residem. Os dados dizem que os músicos deste estado têm sido musicalizados e hospedados por outros. No entanto este estado, têm oferecido trabalho que lá residem e também para músicos oriundos de outros estados.

Mato Grosso do Sul

1% dos músicos entrevistados nasceram no Mato Grosso do Sul sendo que 1,1% hoje trabalham lá. Significa que uma parcela dos músicos que lá trabalham são oriundos de outros estados. O percentual dos músicos que iniciaram seus estudos neste estado e que atualmente reside nele se mantém constante em 1,5%.

Região Sudeste

54,5% dos músicos do país nasceram na região sudeste e 57,7% tiveram seus estudos musicais iniciados na mesma, o que indica que a região sudeste está musicalizando pessoas de outras regiões. 57,3% possuem residência na região e 51,6% trabalham nesta. Isso aponta que os músicos nascidos nessa região estão sendo hospedado e empregados em outras regiões.

Espírito Santo

Dos 1,4% dos músicos que trabalham no Espírito Santo, apenas 0,8% deles nasceram lá. 1,4 também é a porcentagem dos músicos que iniciaram seus estudos e que hoje residem neste estado. Os dados sugerem que o Estado do Espírito Santo está musicalizando, abrigando e empregando músicos de outros estados brasileiros.

Minas Gerais

17% dos músicos brasileiros nasceram são mineiros. 17%, também é o percentual dos músicos que trabalham no estado. No entanto 20,4% dos músicos iniciaram seus estudos em Minas Gerais e 20,5% residem hoje no estado. Isso aponta este estado como um estado musicalizador.

Rio de Janeiro

9,7% dos músicos são do Rio de Janeiro. 10,2% iniciaram seus estudos lá. 9,7% residem no estado e 8,3% trabalham lá.

São Paulo

27,8% dos músicos nasceram em São Paulo. 25,7% iniciaram seus estudos no mesmo estado. 25,7% residem lá e 24,9% trabalham lá.

Região Sul

19,7% dos músicos brasileiros nasceram na região sul do país e 19,4% tiveram sua inicialização musical nesta mesma região. Isso significa, mesmo em uma margem pequena, que uma parcela dos músicos desta região estão sendo musicalizados por outras. 19,7% possuem residência nesta região e 19,5% trabalham no sul. Isso sugere que os músicos desta região estão sendo empregados por outras regiões do país.

Paraná

8,2% dos músicos nasceram no Paraná. 7,8% iniciaram seus estudos musicais no estado, 8,4% residem lá e 8,7% trabalham nele.

Rio Grande do sul

7,3% nasceram, 6,9% iniciaram seus estudos, 6,2% residem no estado e 6% trabalham nele.

Santa Catarina

4,2% dos músicos nasceram em Santa Catarina. 4,7 foram musicalizados lá. 5,1% residem no estado e 4,8% trabalham lá.

Exterior

0,4% dos músicos que atuam hoje no Brasil, nasceram no exterior ao passo que 0,5% dos músicos aqui atuantes tiveram sua iniciação musical fora do país, o que sugere que o Brasil está sendo musicalizado por outros países. 0,5% dos músicos brasileiros residem fora do país e 5,1% trabalham no exterior. Isso demonstra que o exterior vem abrigando os músicos
brasileiros e tem se revelado um ótimo empregador destes.
0,4% dos músicos que atuam no Brasil nasceram em outro país. 0,5% tiveram sua iniciação fora. 0,5% residem fora do país e 5,1% trabalham fora do país.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

41,1% dos músicos não possuem conhecimento em outra área a não ser Música. 29,5% dos músicos possuem mais de uma fonte de renda, sendo estas relacionadas com Música. No entanto, 77,6% dos entrevistados não acham que o mercado de trabalho brasileiro atual seja favorável ao estudo da música. Isto pode ser um indicativo de que o músico, de forma geral, está descontente com a sua remuneração. É interessante observar que apesar da opinião da maioria dos entrevistados ao considerar o mercado de trabalho como um “vilão”, a mesma pesquisa sugere a lentidão do processo de musicalização e a iniciação tardia ao mesmo, como sendo os agentes ativos da questão.
Fonte : http://www.kassiomusico.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Se você teve problemas financeiros, é hora de sorrir. Você só precisa entrar em contato com o Sr. Benjamin com a quantia que deseja emprestar e o período de pagamento que mais lhe convier e você terá seu empréstimo dentro de três dias úteis. Beneficiei pela sexta vez um empréstimo de 700 mil dólares por um período de 180 meses, com a possibilidade de pagamento antes da data de vencimento. Benjamin está me ajudando com empréstimos. Entre em contato com ele e você verá que ele é um homem muito honesto e de bom coração. Seu e-mail é lfdsloans@outlook.com e seu número de telefone WhatApp é + 1-989-394- 3740

    ResponderExcluir